domingo, 2 de outubro de 2016

Prefeito açuense é eleito presidente...

Jornal da capital do RN e site cearense confirma a escolha do ‘paredro’

José Vanilson Julião
Jornalista

Do Fortaleza, o Tricolor do Pici, da capital cearense. A confirmação está na edição do sábado, 30/7/51, do jornal católico A Ordem, da capital potiguar.
A eleição do paraibano de São Sebastião do Umbuzeiro (Alto Sertão), Arcelino da Costa Leitão é noticiada com destaque no alto, à direita, da página tres.
Em meio a um grande volume de pequenos anúncios e outro bem maior, a propaganda de uma marca de máquina de escrever.
A época Costa Leitão também era presidente do Centro Esportivo Açuense (CEA), cujo time realizou uma excursão para enfrentar times na capital natalense.
A mesma nota ainda informa que ACL era sócio honorário do ABC Futebol Clube.
Costa, dá nome a um anfiteatro no largo da matriz de São João Batista e da antiga Praça Getúlio Vargas, no centro da cidade.
Um site ‘alencarino’ relaciona os 69 presidentes tricolores, em ordem alfabética, e entre os cinco primeiros consta Leitão, ao lado de Alcides Santos, patrono do pequeno estádio do Leão cearense.

Blog do Fernando Caldas: “Ele chegou à cidade nos anos trinta, procedente de Pernambuco, para gerenciar a Lojas Paulista, que depois passou a ser denominado de Casas Pernambucanas, do Grupo Ludgren.
Anos depois veio a ser gerente da firma algodoeira João Câmara & Irmãos, depois Sanbra - Sociedade Algodoeira do Nordeste Brasileiro, então estabelecida onde hoje estão assentados alguns prédios comerciais do pecuarista Sebastião Diógenes (Avenida Senador João Câmara)...

...Costa era poderoso, garboso, robusto, vozeirão, elitista, bom de copo. Fumava compulsivamente e esnobava pela cidade inteira dirigindo um Mercury (antigo conversível da Ford). Ingressou na política a convite de Edgard Montenegro, para ser companheiro de chapa (vice-prefeito), nas eleições de 1957, pela União Democrática Nacional – UDN...

Nenhum comentário:

Postar um comentário