segunda-feira, 9 de março de 2015

Assessoria de Imprensa peca em não informar dados sobre as homenageadas pela Assembléia potiguar

Veja quem são a patrona da honraria e as 14 mulheres homenageadas pelo Poder Legislativo estadual no Rio Grande do Norte na manhã desta segunda-feira

Em correspondências eletrônicas enviadas para as redações dos jornais tradicionais e da mídia de rede, pela manhã e tarde desta segunda-feira, quando foram homenageadas 14 mulheres potiguares pela passagem do dia delas, em nenhum deles a assessoria de imprensa do Poder Legislativo estadual mencionou uma pequena biografia de nenhuma das contempladas com a Medalha do Mérito Maria do Céu Fernandes.

Para o conhecimento dos leitores em geral a assessoria sequer mencionou quem foi Maria do Céu Fernandes, a primeira deputada estadual eleita para a Assembléia norte-rio-grandense, e do Brasil, com mais de 12 mil votos, tendo o mandato cassado com o Estado Novo (1938). Esposa do político, agropecuarista e minerador Aristofanes Fernandes, com raízes no município de Santana dos Matos, na região central do Estado. Maria do Céu foi irmã do falecido deputado estadual e governador José Cortez Pereira de Araújo, nomeado durante o regime militar (1971/1975). Maria é mãe do ex-deputado estadual Paulo de Tarso Fernandes.

No email enviado por volta das 16 horas a assessoria de imprensa do presidente da AL, Ezequiel Ferreira de Souza Filho (PMDB), é resume que o mesmo entregou a honraria formal a personalidade Iolanda Gomes de Assis, a irmã Ananília, pelos mais de 20 anos de serviços prestados a uma organização não governamental, a Casa do Pobre, na cidade seridoense de Currais Novos, a 190 quilometros de Natal.

Assim, sem seguir a ordem da lista das homenageadas, divulgada pela AL e publicada em postagem anterior, o repórter faz algumas menções sobre elas para o conhecimento da sociedade potiguar em geral, exceto a já anunciada irmã Ananília.

Quem é quem
Margareth de Brito Gondim Vieira é delegada de carreira da Polícia Civil, sendo uma das mulheres concursadas para o cargo, em meados dos anos 80, tendo atuado na ‘Furtos e Roubos’ e na Delegacia da Defesa da Mulher, uma das pioneiras no País. Encerrou a carreira de 26 anos em 2011.

Irmã Carmen Alves. Religiosa. Durante décadas diretora de um colégio particular e privado de inspiração cristã e católica na capital. Irmã do deputado federal, governador e ministro Aluizio, assim como dos senadores Garibaldi, pai e filho, e do deputado estadual Agnelo Alves, além do conselheiro do TCE, José Gobat, e do prefeito de Angicos, Expedito, estes dois falecidos.

Lindalva Torquato Diógenes Fernandes (em memória) foi prefeita de Pau dos Ferros (Oeste), sendo a segunda deputada estadual eleita pelo voto direto e depois nomeada conselheira do Tribunal de Contas do Estado.

Ana Maria de Farias Cavalcanti é ex-deputada estadual. Participou de administrações municipais na Prefeitura de São Gonçalo do Amarante, na região metropolitana de Natal.

Celina Aparecida Nunes Alves é mulher do ex-prefeito de Natal, ex-prefeito de Parnamirim, ex-senador e deputado estadual Agnelo Alves.

Idaíza Mota Cavalcanti Fernandes, procuradora do Estado, idealizadora do Grupo Reviver, que atua com ações de prevenção ao câncer de mama.

Maria Oziene de Paiva Maia é presidente da APAE (Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais) em Parnamirim e do Lions Clube na mesma cidade da Grande Natal.

Maria de Lourdes Diógenes Torquato. Ex-prefeita do Município de São Miguel (Oeste). Recebeu a honraria do filho, o recém eleito, pela primeira vez, José Galeno Diógenes Torquato.

Marline Inaldy Barbalho Galvão é ex-vice-prefeita do município de Goianinha (Região Agreste). Anunciada Cecília da Silva Maia, mãe dos políticos Agaciel e João Maia.
Rizza Maria Macedo Montenegro Lira. Pecuarista. Mãe do deputado George Soares. 

O repórter não obteve dados mais esclarecedores sobre Terezinha de Oliveira Lima e Maria Lígia de Souza Montenegro (Irmã Lúcia).

Que tal o internauta comentar com informações complementares a cerca da homenageada que desejar?

Nenhum comentário:

Postar um comentário