quarta-feira, 25 de março de 2015

Estudantes universitários protestam contra cortes na educação e por gratuidade e segurança na UFRN

A UFRN, apesar de ser a melhor instituição de ensino do Norte-Nordeste, encontra-se numa situação precária seja falta de creche universitária, seja devido os assaltos dentro do campus que são constantes e não tem hora para acontecer, seja pela demora e superlotação do “circular” em determinados horários, entre outros.
Esses são alguns dos inúmeros problemas enfrentados na instituição, porém, a demora na fila do R.U para se alimentar e o alto preço do “bandejão” foi o fator motivador para que os estudantes iniciassem as mobilizações dentro da universidade. A reitoria em resposta resolveu aumentar o número de catracas - que mais parecem verdadeiras prisões - e se comprometeu em construir outro restaurante.
"Não precisamos de mais catracas, precisamos de gratuidade no R.U pois, assistência estudantil não é esmola é direito e deve ser assegurado pela instituição, faz parte da nossa reivindicação a construção de outro restaurante universitário tanta na capital quanto nos campi do interior, que sequer esse direito tem ainda, porém exigimos que este seja de produção e não simplesmente ponto de distribuição de alimentação do R.U atual para realmente começar a resolver o problema do tempo de espera que dura 40 minutos ou mais para nos alimentarmos", afirma Anderson Castro (Diretor da UNE e membro do Juntos!).
O descontentamento é tanto que alguns (as) estudantes, de forma espontânea, têm pulado as catracas em protesto contra o auto preço do bandeijão, é preciso fortalecer essa ação e pressionar a reitoria para nossas reivindicações sejam atendidas.
Segundo Julio Pontes (estudante de Pedagogia e membro do Juntos!): "Diante desse cenário de mobilizações em todo o país, convidamos os estudantes a convocar sua indignação, juntamente conosco, para construir um movimento estudantil que provoque as mudanças reais dentro e fora de nossas universidades, por gratuidade no RU e mais segurança na UFRN, pois entendemos que a universidade vai mais além da sala de aula". 
O Dia Nacional Em Defesa da Educação acontecerá em diversas cidades do país e em Natal ocorrerá, quinta, 26 de março, à partir das 12h30 no RU da UFRN. (Assessoria de Imprensa)

Contatos:
Anderson Castro (Diretor da UNE/ Juntos!): 88627018
Júlio Pontes (Estudante de Pedagogia/ Juntos!): 99245910

-- 
Juntos! RN

Um coletivo de juventude que luta por mais direitos por todo o Brasil. Vamos juntos sacudir e transformar o Rio Grande do Norte. Acesse:www.juntos.org.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário