sexta-feira, 5 de junho de 2015

Secretaria de Saúde da capital promove ações na Semana do Meio Ambiente

A Secretaria Municipal de Saúde (SMS) de Natal, por meio do Setor de Vigilância em Saúde Ambiental e do Trabalhador (VISAMT), realizará várias ações alusivas a Semana do Meio Ambiente de Natal. O evento, promovido pela Secretaria do Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) em parceria com a Secretaria Municipal de Saúde, tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos natalenses com diversas ações de educação, cultura e entretenimento. A Semana vai acontecer de 5 a 20 de junho.
Com o tema: “Vida Saudável. Cidade sustentável” a programação contará, além das ações de educação e sustentabilidade ambiental, com diversas atividades voltadas para a saúde e qualidade de vida de quem prestigiar o evento.
Segundo o chefe da Vigilância em Saúde Ambiental
​​
, Marcílio Xavier, a participação do VISAMT ocorrerá na abertura do evento - que acontece nessa sexta-feira (5), a partir das 8h, no Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte. A VISAMT estará participando do evento com Stands, exposição de Baners e Panfletagens. Neste mesmo dia, a VISAMT também estará na CEASA, às 10h, para solenidade de abertura em comemoração ao dia Mundial do Meio Ambiente e promoverá educação ambiental, distribuição de panfletos e distribuição de hipoclorito de sódio.
Para Marcílio, “a intenção da distribuição do hipoclorito de sódio é para a desinfecção dos alimentos crus como frutas, legumes e verduras” além de também ser utilizado para a desinfecção de água bruta (de poço), com a utilização de duas gotas do produto para cada litro de água (que deve ser consumida após 30 minutos). A Vigilância alerta que a água fornecida pela Caern já vem tratada, não necessitando do produto.
As ações se estenderão a outros polos que participam da Semana de Meio Ambiente. No sábado (6), a comunidade do Satélite receberá a visita da VISAMT que promoverá atividades educativas, panfletagens e distribuição de hipoclorito, em conjunto com moradores do bairro, apoiado pelo Centro comunitário e Igrejas, realizarão uma caminhada nas artérias do bairro.
Na terça (9) e quinta (11), a VISAMT estará no SENAC Zona Norte, onde irá desenvolver atividades de Educação Ambiental, com palestras, panfletagens e distribuição de hipoclorito de sódio; para alunos, professores e convidados. As atividades iniciarão as 9h e às 14h.
No sábado (20), a partir das 9h, será a vez do bairro de Mãe Luiza, onde a VISAMT estará desenvolvendo juntamente com agentes de endemias, atividades comemorativas ao dia do Meio Ambiente, contando com palestra, caminhada, panfletagens e distribuição de hipoclorito de sódio para os moradores e convidados.
Marcilio Xavier afirma que o evento é um atrativo que servirá para estimular a população não só a ter mais consciência sobre o meio ambiente, mas também a utilizar mais as áreas verdes espalhadas pela cidade.

Semana Nacional do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 5 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia.
Através do Decreto Federal 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também estabeleceu que neste período em todo território nacional se promovesse a Semana Nacional do Meio Ambiente que tem por finalidade apoiar a participação da comunidade nacional na preservação do patrimônio natural do País. (Assessoria de Imprensa)

Nenhum comentário:

Postar um comentário