quinta-feira, 11 de junho de 2015

O extenso cordão umbilical do Lulão II

Blog da empresa do ex-presidente foi criado na mesma semana da segunda palestra dele após a criação da firma. Quatro anos depois continua com a primeira postagem

José Vanilson Julião
Jornalista

Na postagem anterior relatei o emaranhado da teia de aranha, na qual estão entrelaçados o público e o privado, a partir do envolvimento da empreiteira Camargo Correa com o Instituto Lula e a LILS Palestras, empresa do ex-presidente.

Fiquei matutando sobre o significado das letras maiúsculas ou em caixa alta na sigla da empresa do ex-titular do Poder Executivo nacional. Estava na cara e não percebi o óbvio. Claro como a luz solar.

De repente o estralo. São as iniciais do nome do aposentado operário pernambucano radicado em São Paulo. Luis Inácio Lula da Silva. O Lula é o apelido do antigo presidente do Sindicato dos Metalúrgicos do ABCD.  Foi incorporado, oficialmente, ao nome de batismo. Coisa de marketing petista.

A empresa do ex-presidente não somente tem página em rede social. Tem um blog também. Lilspalestras.blogspot.com.

Mas não tem nada interessante. Nem procurei ser seguidor ou membro. Só tem uma postagem sem nada. Texto ou foto. De 5 de abril de 2011. Uma terça-feira. 9h58.

Em Washington, capital americana, um dia depois desta mesma data, Lula fazia a segunda palestra depois da criação da L.I.L.S. Palestras, Eventos e Publicações Ltda. Em 18 de março do mesmo ano. Com endereço a Avenida Francisco Prestes Maia, 1.501, A 122 B1, Centro de São Bernardo dos Campos. É o apartamento familiar.

O interessante é que o registro indica que a atividade econômica principal é o serviço de organização de feiras, congressos, exposições e festas. E não as “palestras” do Lula. Nem feira se tem noticia se a firma organizou.

Outro pormenor importante. O logo do blog é o mesmo da página da empresa de Lula no Facebook, com o estilizado bonequinho professoral vermelho, empunhando um caderno branco com a mão direita e na esquerda uma vareta, e de costas para um quadro-negro.


Pelo que apurei me parece que a página na rede social e o blog são meras fachadas para uma empresa que tinha tanto cliente importante sem precisar fazer esforço de marketing, promoção, publicidade e propaganda na rede mundial de computadores.

Nenhum comentário:

Postar um comentário