sexta-feira, 31 de agosto de 2018

‘Memória Viva’ com jornalista de Cerro-Corá tem reprise domingo


Apos a repercussão inicial, a entrevista com o repórter há 40 anos, com passagens pelo centenário A República e semanário Dois Pontos – ambos desativados – e com pouco mais de 20 anos na Tribuna do Norte, o jornalista José Valdir Julião, 60, o enfoque da noite desta quinta-feira (30), na estréia de mais uma fase do tradicional programa Memória Viva, da Televisão Universitária (canal cinco), terá reprise domingo, 2 (14h45). Como entrevistadores o também jornalista e irmão J. Vanilson e o ex-deputado estadual, ex-prefeito de Serra de São Bento e advogado Ionas Carvalho de Araújo Filho.
Sem ordem cronológica, falecidos e vivos, entre os entrevistados que passaram pelo prestigiado programa: Dinarte de Medeiros Mariz, Aluízio Alves, José Cortez Pereira de Araújo e Wilma Maria de Faria (governadores), escritor Luis da Câmara Cascudo, músico Oriano de Almeida, professor Paulo Freire, dom Helder Câmara, animador cultural Cornelio Campina, radialista Eli Morais, narrador Januário de Oliveira, futebolista Alberi José Ferreira de Matos e o professor João Bosco Teixeira.
Ainda: compositor Laélio Ferreira de Melo, reitor Belchior de Oliveira Rocha, político Afrânio Amorim, os irmãos Antonio e Franklin Capistrano (políticos), comunista Luis Carlos Prestes, escritor Ormuz Barbalho Simonetti, jornalista Arlindo Freire e a colunista Hilneth Correia, professor Levy Pereira, coronel-engenheiro (FAB) José Jorge de Mendonça, jornalista Osair Vasconcelos e professor Francisco Mariz. Além de Túlio Fernandes, Dalton Melo e Otto de Brito Guerra.
Mais: Vera China (agente de turismo), coronel Cicero Almeida (presidente da Federação de Futebol), cônego José Maria, pianista Arthur Moreira Lima, Francisco de Assis Medeiros (ex-prefeito de Caicó), Manoel Lopes da Silva (distribuidor de periódicos), Roberto Lima (esportista e bugueiro), Sebastião Cunha (fisicultor), médico Jamil Varela, José Tito Junior (educador) e o professor José Guará.
História
Pela cadeira de entrevistador-apresentador passaram os professores Carlos Lira, Tarcisio Gurgel e Nicolau Frederico de Souza. O programa elenca personalidades que marcaram a história do Rio Grande do Norte ou com repercussão nacional.
O “Memória” foi criado na gestão do reitor Diógenes da Cunha Lima no inicio da década de 80, com apoio dos pro - reitores Adilson Gurgel de Castro e Pedro Simões Neto nos primeiros anos.
O programa 400 teve como foco o cantor popular potiguar Gilliard Cordeiro, atualmente radicado na capital paulista, e que foi revelado, criança, no programa de auditório da mesma emissora, no começo da década de 70, apresentado pelo falecido radialista Carlos Alberto de Souza, eleito, sucessivamente, vereador, deputado estadual, federal e senador.
E-Book
Na mesma semana da entrevista áudio-visual o repórter Valdir Julião tem outro depoimento registrado, mas no livro eletrônico “Depoimentos Para Uma História da Imprensa Potiguar” (Coleção Jornalismo Potiguar).
Ao lado de outros profissionais entrevistados para a obra coletiva: os professores Albimar Furtado, Ana Maria Concentino, Cassiano Arruda Câmara, Emanoel Barreto, Graça Pinto, José Zilmar e Maurício Pandolphi e dos ex-editor geral do diário matutino Tribuna do Norte, Carlos Peixoto e Osair Vasconcelos, este também com passagem pelo desativado Diário de Natal, e os jornalistas Gerson de Castro e Tácito Costa.
O prefácio é de Emanoel Barreto. Organização da professora Maria do Socorro Furtado Veloso e do doutorando John Willian Lopes. Edição da “Tribo Máquina”.
O lançamento aconteceu na noite de quarta-feira, 29, no auditório do Departamento de Comunicação da Universidade Federal do RN, no campus de Lagoa Nova.
O primeiro depoimento
A primeira entrevista de Valdir Julião que repercutiu entre seus pares foi feita pelo jornalista Roberto Homem, na seção “Sem Leriado”, para o site do “Jornal Zona Sul”, dos amigos Edson Benigno e Costa Junior.  A postagem na rede aconteceu na sexta-feira, 11 de outubro de 2013.
O hilariante depoimento, em alguns momentos, com o sugestivo título “O operário da notícia”, pode ser lida, também, no interessante blog “Super Pauta”, especialista em depoimentos de personagens contemporâneos.


Nenhum comentário:

Postar um comentário