domingo, 16 de abril de 2023

O goleiro da “Seleção Fantasma” do Nordeste (III)

 

Xixico na ponta-direita do Fortaleza em 1927

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Após participar da única partida oficial pelo Fluminense, na segunda semana de setembro de 1933, Domício Gomes das Neves, o “Nenê”, retorna ao Rio Grande do Norte, quando teria recebido a inesperada notícia de que a genitora se encontrava enferma.

Presume-se que, entre setembro/outubro, chega ainda há tempo de participar do primeiro turno do campeonato estadual, com a camisa número um do Sport Club Natal (pelo qual também participa da competição em 1934).

Sendo iniciado (1 de outubro) com a participação de ABC, América Força e Luz (primeiro com este nome) e Baixa Verde (atual município de João Câmara).

A competição com desistências do Sport (o rubro-negro do remo) e Força e Luz, equipe vinculada a Companhia concessionária do serviço de energia elétrica e bondes, causam vitórias por WO aos demais participantes.

Dos dez jogos programados para o turno aconteceram apenas quatro com a bola em movimento: América 3 x 2 Baixa Verde (22/10), ABC 8 x 1 Baixa Verde (24/10), América 5 x 1 Força e Luz (29/10) e América 6 x 3 ABC (12/11).

O returno acontece com os clubes restantes: os dois grandes da capital e o representante do interior do Estado. Resultados: ABC 6 x 0 Baixa Verde (26/11), Baixa Verde 4 x 3 América (10/12) e o clássico natalense com um gol para cada lado (24/12).

Com a interrupção para os treinamentos do elenco potiguar, em preparação ao Campeonato Brasileiro de Seleções, a decisão acontece no ano seguinte. 2 x 2 (8/4) e ABC 6 x 4 América (15/4).

O título alvinegro e o segundo da série de dez “canecos” completada com a taça de 1941.

Na temporada já estão em atividade deste o começo dos anos 30 jogadores contemporâneos que viriam a compor a seleção local que termina em terceiro no lugar no Brasileiro.

Entre os “players” se destacam o atacante cearense Francisco Rodrigues dos Santos, “Xixico” (campeão pelo Fortaleza e participante da maior goleada sobre o Ceará: 8 a 0), o meia Hermes Marques de Amorim (campeão pernambucano pelo alvirrubro Torre), ambos alvinegros, e o paulista Renato Teixeira da Mota (americano).

FONTES

A Ordem

A República

Diário de Natal

Blog do Marcos Trindade

Bora Leão

Futebol Nacional

Futebol 80

Leão de Aço

Vovôpedia

História do Campeonato Potiguar – 1918/2020 (Júlio Bovi Diogo)

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário