sábado, 27 de maio de 2023

Jogador do ABC participa da fundação do Treze (XV)

Professor universitário Mário Vinicius Carneiro Medeiros na mais recente entrevista

Zé Rodolfo na capa e nas páginas dos 80 anos do Galo da Borborema

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Antigo jogador potiguar é eternizado na “Bíblia” (534 páginas) do alvinegro de Campina Grande, obra do professor Mario Vinicius Carneiro Medeiros, colaborador do blog “Retalhos Históricos”, pelo qual foi entrevistado em 6/6/2011.

Bacharel em Direito e com Licenciatura Plena em História ele conta a história do clube ano após ano com variedade de fotos e curiosidades.

A idéia do livro ocorre em 1975, quando o clube completa 50 anos e lançou uma revista comemorativa.

"No lançamento escutei uma pessoa comentar sobre uma foto de 1948. O cidadão era ex-jogador e aquilo despertou em mim o desejo de escrever sobre o clube nos 75 anos. Por falta de patrocínio só o fiz nos 80”.

Mário Vinicius, mesmo antes, guardava recortes de jornais e revistas. Ainda utilizou-se de gravações sonoras, como o áudio da entrevista com Antônio Fernandes Bióca, cedido ao blog “Retalhos Históricos”.

Uma das maiores curiosidades é a data correta do primeiro jogo (1/5/1926), quando publicações anteriores indicavam 6/11/1925.

Outro fato relevante foi a passagem de Garrincha (1968) no amistoso contra a Romênia no Estádio Presidente Vargas.

Até encontra "lendas". “Conhecer Bióca foi uma emoção grande, assim como Plácido Véras e Guiné.  Um feito foi localizar Harry Carey,  arqueiro nos anos 50. Passei cerca de dois anos até achá-lo”.

Mário pretende lançar uma segunda edição no centenário (2025), mas disponibilizou a primeira (dezembro/2007) em CD-ROM para deficientes visuais com patrocínio do FIC Augusto dos Anjos (2005).

O autor doou exemplares para a Biblioteca Nacional (Brasília), Biblioteca Geral de Coimbra/Portugal, Biblioteca Nacional/Argentina e Associação de Futebol da Argentina/AFA).

Em Campina Grande pode ser encontrado no Museu Histórico (Avenida Floriano Peixoto). Na postagem do "Retalhos" há registros documentais dos recebimentos.

FONTES/FOTOS

Estante Virtual

Museu do Futebol

Nordeste1

Retalhos Históricos de Campina Grande

Nenhum comentário:

Postar um comentário