quinta-feira, 3 de agosto de 2023

Evaldo Pancinha entre 100 homenageados no centenário de clube português


José Vanilson Julião

Deveria ter sido feito entre abril e junho, não lembro exatamente a data, em que o jornalista Tadeu Oliveira fez o registro em rede social e fiz uma observação na postagem do Facebook.

Sobre a homenagem prestada pelos dirigentes portugueses da agremiação surgida com a fusão do Tramagal Foot-Ball Club (1913) com o Grupo Sportivo Tramagalense (1920).

Em face dos 101 anos do TSU – Tramagal Sport União (1 de maio 1922).


O potiguar Evaldo de Oliveira Paula (18/7/1945), o “Pancinha”, comparece a solenidade (8/4/2023) por constar entre as 100 personalidades (ou instituições) envolvidas na história centenária do clube.

São 37 pessoas a título póstumo, 7 entidades, 36 dirigentes e colaboradores e 57 atletas, dos quais 34 ligados ao futebol, 12 ao atletismo, 6 à pesca, e 5 ao basquetebol.

Evaldo envergou a camisola azul do TSU numa só época: 1970/71. Quando terminou como quinto classificado da Zona Sul da II Divisão Nacional.

"Um dos melhores avançados que representaram o TSU Evaldo havia sido campeão estadual no Rio Grande do Norte, pelo América (1967 e 1969. Já era um ídolo no Brasil. Um dominador da área, de grandes recursos técnicos, oportuno, de drible fácil e de chuto poderoso."

Da pelada na praia com os amigos do bairro das Rocas passou ao juvenil do Alecrim. Atuou pelo Atlético Urussanga/SC, Avenida/RS e Internacional de Santa Maria/RS).

No Fluminense/RJ, infelizmente, após exames médicos, foi devolvido ao América, e logo em seguida foi para o Náutico/PE. Em 1970 foi para futebol de Portugal: Tramagal, Tirsence e o Mariense.

Pancinha encerra a carreira em 1979 e volta para Natal. É de uma família de craques: Rivaldo de Olíveira Paula, o "Saquinho" (artilheiro dos 50/60) e Zé Gobat de Oliveira Paula, egresso do juvenil no final dos anos 50 e meia no final dos 60.

Em 8 de dezembro de 2022 o presidente da República portuguesa, Marcelo Rebelo de Souza, visita exposição e assina ficha de sócio número 1.000 do clube das borboletas.

Presidente português, Marcelo Rebelo de Souza (com taça), visita exposição do centenário


FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

Tribuna do Norte

O Poti

O Gol

Efigênio Silva

Antena Livre

Medio Tejo

O Mirante

Rede Regional

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário