segunda-feira, 20 de novembro de 2023

Escritor paulista eterniza o nome de Adamastor Pinto


José Vanilson Julião

Não é novidade que o rapazola envolvido com futebol, telegrafista taludo e escritor de um livro perdido é citado por Mário de Andrade (1893 – 1945), mas é de bom alvitre lembrá-lo como um conviva do literato na capital potiguar.

A prova está no diário de viagem do escritor. Inclusive fonte para a coluna “O Turista Aprendiz”, publicada no paulistano “Diário Nacional” (custeia a estadia), e que depois virou livro bem mais tarde, em 1976.

A famosa foto de Mário de Andrade com o cãozinho na casa de Cascudo é um flagrante de Adamastor Pinto

“Coisinhas natalenses” é alvo de reportagem da editora Cinthia Lopes (filha do jornalista esportivo Everaldo Lopes Cardoso), do site cultural “Típico Local” (25/10/2020).

- 26 [de janeiro]. Último dia de Natal. Terçol na mesma. Arranjo malas pela manhã. Despedidas a chefe de polícia, prefeito, presidente, Cristovam Dantas, jornal A República, Adamastor Pinto, Damasceno Bezerra, Jorge Fernandes. Jantar me oferecido no Hotel Internacional por um grupo. Presidente faz-se representar. Depois casa do prefeito continua a farrinha.

Posteriormente o jornalista Vicente Serejo Gomes faz a revelação na coluna “Cena Urbana” (“Tribuna do Norte”, 26/12/2021), a partir de informação do filho Lenine Pinto.

A nota diz que a capa da edição virtual do livro ‘Remate de Mates’ (editora paulista Seara Azul), tem a foto de Mário de Andrade, de pijama, sentado no banco do jardim, com um cãozinho, feita pelo pai na casa de Luís da Câmara Cascudo.

A foto que ilustra o texto foi publicada no site “Típico Local” (2 de outubro de 2020) para ilustrar artigo de Dácio Galvão.

O JORNAL DA GRANDE NATAL, em reportagens inéditas, também identificou o futebolista pernambucano José Hugo Alves de Oliveira, o “Zezé”, contratado pelo América de Natal, como um dos convivas de Andrade em sarau na casa de Cascudo.

Ao lado do goleiro Vicente Gama, do jornalista Oscar Wanderley e do funcionário público federal Arari da Silva de Brito, um dos fundadores do alvirrubro.

FONTES

A República

Diário de Pernambuco

Tribuna do Norte

Jornal da Grande Natal

Típico Local 

Nenhum comentário:

Postar um comentário