sábado, 25 de novembro de 2023

"Esquerdinha", personagem do grande furo de reportagem


Atacante paulista do ABC ficou marcado por perder gol numa final contra o América

José Vanilson Julião

Em 40 anos de jornalismo vi vários furos de reportagem em várias áreas de cobertura (polícia, geral, política e esporte), mas assim, de cabeça, me lembro do maior: a localização do atacante paulista "Esquerdinha".

Aquele que ficou estigmatizado por perder um gol "feito" na terceira das quatro partidas da série final do Estadual vencido pelo América (1969), o segundo após retorno do licenciamento.

O ineditismo da façanha coube ao jornalista Rubens Manoel Lemos Filho e dia desses falei sobre o caso para ele, inclusive que tinha arrecadado na rede umas fotografias do antigo jogador no Central de Caruaru (1964) e Santa Cruz do Recife (1965), antes de vestir a camisa do ABC.

O furo de Rubinho foi tão grande que ultrapassou as fronteiras do Rio Grande do Norte e repercutiu, com transcrição do texto completo, no blog do jornalista e escritor Lula Falcão (sexta-feira, 12/3/2010), com passagens pelo "O Globo", "Veja" e "O Estado de São Paulo" e também coautor do livro "Frevo - 100 Anos de Folia".

Sérgio Depercia, o nome de batismo do atleta, até se surpreendeu com a perspicácia de Rubens Lemos Filho em localizá-lo, ao ponto de chegar a perguntar, por telefone, como o repórter e hoje colunista do matutino "Tribuna do Norte", conseguiu a extraordinária façanha jornalística.

Desde que saiu de Natal "Esquerdinha" era praticamente uma página virada, mas não para os torcedores saudosistas dos dois clubes potiguares, principalmente os alvirrubros daquela geração, que sempre lembram dos lenços brancos esvoaçantes sendo recolhidos pelos simpatizantes alvinegros no final da partida.

Entretanto a primazia de publicar primeiro a reportagem foi da revista potiguar "Palumbo", lançada em novembro de 2009 e que, na ocasião, até ganha um artigo do falecido jornalista cultural Nelson Patriota, sendo comparada a revista "Piauí" pelas reportagens de fundo e mais trabalhadas.

Entre os fundadores do periódico os jornalistas Osair Vasconcelos, Albimar Furtado, Tarcísio Gurgel, Afonso Laurentino Ramos e Dácio Galvão,


FONTES/IMAGEM

Palumbo

Tribuna do Norte

Cacá Medeiros Filho

Canindé Soares

Esquadrões do Futebol

Lenivaldo Aragão

Lula Falcão


Nenhum comentário:

Postar um comentário