domingo, 5 de novembro de 2023

Nevercínio, o baiano no triangular amistoso pelo América/RN


José Vanilson Julião

Começa agora os antecedentes do centromédio baiano Nevercínio Alves de Araújo – o personagem central como um dos reforços americano para o triangular em disputa da Taça Chile (1937).

A pesquisa indica que os primeiros passos são no Vitória de Salvador (1925 e 1927), capital baiana, e logo em seguida pelo Yankee (3/10/1914), fundado pelos irmãos Aroldo e Alexandre Maia Bittencourt Filho (nome do pai, importante engenheiro, um dos fundadores do Vitória).

Com apenas o título de campeão da Segunda Divisão (1923) com a participação de quatros este tricolor (verde, preto e branco) da capital baiana (Salvador) foi a primeira agremiação local a contratar um estrangeiro, o treinador uruguaio Humberto Cabelli (Montevidéu, 1901 – 18/5/1990).

H. Cabelli

O zagueiro Cabelli atua pelo Pelotas, Palestra Itália (Palmeiras) e FBC Porto Alegre. Treinou o Pelotas, Palestra, Náutico (1934/35), Fluminense (1944/45) e XV de Novembro (Piracicaba/SP) em quatro ocasições.

O clube participa pela primeira vez do campeonato principal em 1920 e acaba em oitavo entre 12 participantes. Rebaixado é vice no primeiro campeonato da segunda divisão (Liga Bahiana de Desportos Terrestres) ao perder a final para o Auto Bahia Futebol Clube.

Com oito participações na gangorra do sobe e desce, além das interrupções, quase sempre termina como penúltimo colocado ou em último lugar. Desaparece por não acatar o sistema ou regime de profissionalismo (1937/38).

 

FONTES

História do Futebol

O Gol

Súmulas Tchê

Verdazzo

Nenhum comentário:

Postar um comentário