quinta-feira, 30 de novembro de 2023

O casamento do áudio com a imagem no futebol (II)

Liga Desportiva Areia-branquense vai a seminal (1971), mas é campeão em 1972

José Vanilson Julião

Os primeiros campeonatos são dos anos 50 (houve um torneio em 1954), mas tomou impulso mesmo na década seguinte, quando chegou a se chamar Copa Aluízio Alves, o governador do momento.

Os campeões pioneiros: Nova Cruz (1957), Macau (1961), Potengi de São Tomé (1962), João Câmara (1963), Ceará-Mirim (1965), Cruzeiro de Macaíba (1966), Potiguar de Currais Novos (1967) e Centenário de Parelhas (1968).

Após dois anos de interrupção o jornal Associado "Diário de Natal" reorganiza a competição e promove a nona competição amadora conhecida como "Matutão" (1971).

Na primeira fase, pelo Grupo Centro-Oeste (turno e returno, se enfrentam Areia Branca (litoral norte ou região salineira), Angicos, Lages e Pedro Avelino (trio da região-central).

A estreia de Areia Branca (ou Grêmio?) acontece com derrota inesperada (19 de setembro): 1 x 0 Angicos, gol de Pirrita.

Areia Branca: Almir, Josué, Vildemar “Paitabom”, Bebé, Marrom, Zé Antônio, Violeta, Canelinha, Fernando, Pelé e Cristóvão.

João Bosco: profissional

Mas ao final da etapa consegue se classificar para as semifinais (Grupo B): Areia Branca, Currais Novos e Pau dos Ferros.

A seleção pauferrense vai a final contra Macaíba. Enquanto o melhor para Areia Branca só vai acontecer no ano seguinte.

LDA (foto acima): Eurico, Almir, Beck, Braz, Zé Mendonça, Marrom, Manoel Gago, Fernando, Jonas, Pelé e Violeta.

Tem até a história engraçada com a seleção de Pedro Avelino do treinador José Djalma, envolvendo o macauense de 19 anos que se apresenta na casa do dirigente Zelito Calaça: “Como é seu nome?” – João Bosco, mas pode me chamar de Toreite'.

Sem dúvida alguma foi o melhor e o mais inteligente zagueiro que a cidade já teve. O moço tinha um físico de fazer inveja aos companheiros e com 1,80 era uma perfeição na defesa, dizem os torcedores mais atingos.

Trata-se de JB, do Baraúnas e Potiguar de Mossoró, que depois de encerrar a carreira também foi treinador.



FONTES

Diário de Natal

O Poti

Datatrindade (Marcos Avelino Trindade)

Esporte do Vale

Federação Norte-rio-grandense de Futebol

Revivendo Pedro Avelino

Nenhum comentário:

Postar um comentário