quarta-feira, 8 de novembro de 2023

Reforço do América/RN chega ao futebol carioca


José Vanilson Julião

Com fama de “player” do selecionado baiano Nevercínio Alves de Araújo começa no futebol carioca em clubes das ligas secundárias: Fidalgo (1929) e Boa Vista (1929/30).

O primeiro título no Rio de Janeiro é alcançado com o Fidalgo no Torneio Início (domingo, 14/4/1929) pela Associação Carioca de Desportos (ACD).

Campanha: 1 x 0 Fundição Nacional, gol Manequinho; 3 x 1 América Suburbano, gols Bia (2), Manequinho e Minas; 3 x 1 Metropolitano, Manequinho.


O “Correio Paulistano” (3/5/1929) noticia o jogo no campo da Associação Atlética das Palmeiras (Ponte Grande) em disputa da Taça Júlio Prestes, futuro candidato a presidente.

Na capital paulista, com arbitragem do carioca Oscar Bastos Coelho (representante do Fidalgo), Liga de Amadores de Futebol/SP 3 x 2 Liga Metropolitana de Desportos Terrestres/RJ.

Do centromédio Nevercínio diz o jornal: - Possuidor de grande calma e perfeito conhecedor da posição. Atuou nesta capital pelos selecionados baiano e espírito-santense.

Logo depois, na capital do país, no domingo (2/6) já está em campo pelo Boa Vista em competição da Liga Metropolitana (Divisão Emanoel Coelho Neto. Vence o Anchieta (7 x 4).

Ele se dá bem no futebol do então Distrito Federal. Tanto é que novamente está no elenco do amistoso dos selecionados das ligas dissidentes carioca e paulista (domingo, 23/6).

Resultado: Liga Metropolitana 4 x 3 Liga de Amadores de Futebol (LAF), reforçada com o concurso do famoso artilheiro paulista Arthur Friedenreich.

O paulistano Diário Nacional (620 – quarta-feira, 10/7/1929), sessão "Últimas do Esporte":

“O Conselho de Julgamentos da CBD (5/7) publica parecer do conselheiro Heitor Luz para cassar o registro do amador Nevercínio e determina que o atleta fica privado de renovar inscrição por qualquer entidade filiada por ter infringido o artigo 10 da Lei de Transferência.”

Entretanto o DN (edição 660 – 25/8), lançado dois ano antes, noticia que o jogador está no elenco do Boa Vista – no campeonato metropolitano carioca – para enfrentar o "Magno" na preliminar de Clube Atlético Santista (Liga de Amadores) 4 x 2 Clube Atlético Central.

Participa do torneio início (20/4/1930) pela Divisão Emmanuel Nery da LMDT. São três jogos, sendo eliminado no terceiro.

O diretor esportivo do Esporte Clube Boa Vista chama para o jogo contra o Metropolitano (“Diário da Noite”, sábado – 5/7/1930)

No final do ano continua em atividade: Boa Vista 4 x 1 Mavílis (23/11/1930) pela Liga Metropolitana de Desportos Terrestres).


FONTES

Correio Paulistano

Diário da Noite

Diário Nacional

O Paiz


Nenhum comentário:

Postar um comentário