sábado, 9 de dezembro de 2023

Combinado com zagueiro americano derrota o Flamengo

Brasil (goleiro), Dico (terceiro) e Caveirinha (ponta-direita) com a camisa do Red Cross como parte dos elencos do Botafogo e Auto Esporte de João Pessoa

"Botauto" ainda com goleiro pernambucano que atuou pelo ABC, América e Alecrim nos anos 40/50


José Vanilson Julião

Mais uma fotografia “pescada” em rede social dá o que falar.

Após o Rio – São Paulo (março) em maio de 1952 o Flamengo divide o elenco em dois para a disputa do Torneio Carlos Martins da Rocha (dirigente botafoguense) no Rio de Janeiro e amistosos pelo Nordeste.

Primeiro no Recife: 3 x 2 Santa Cruz (4/5). Em seguida Natal: 3 x 1 Santa Cruz/RN (7/5). Por último João Pessoa: 1 x 3 Combinado Botafogo/Auto Esporte (11/5).

A primeira exibição do rubro-negro na capital paraibana seria contra o selecionado.

Mas a ciumeira acabou com o presidente da Federação, Genival Menezes, adotando a decisão salomônica: incluir o alvinegro e o alvirrubro pessoense.

O elenco somente teria a obrigação de entrar em campo com a camisa preta e vermelha da FPF.

Como o clube carioca só disponha do tradicional uniforme com listras horizontais nas mesmas cores foram obrigados a vestir a camisa do Red Cross.

O “Cruz Vermelha” viria a ser o campeão estadual naquele ano.

Os preços para o jogo: cadeiras numeradas na arquibancada, cadeiras numeradas na pista (Cr$ 100), arquibancada, cadeiras sem número na pista (50 cruzeiros), principal (30) e geral (20).

Os empresários Luciano Wanderley e José Américo de Almeida Filho (agente da empresa de navegação Loyde) oferecem almoço no Tambaú para a imprensa.

CURIOSIDADES

O atacante baiano Arquimedes de Jesus Virgens (Salvador, 15/9/1920): Vitória, Botafogo, Ypiranga, Corinthians, América, São Cristóvão, Remo, Bahia, América, Sport, Santa Cruz e Auto Esporte.

O ponta-esquerda paraibano Élcio Brindeiro (João Pessoa, 2/6/1929), que não está na foto, jogou pelo América de Natal em torneio eliminatório com duração de 45 minutos em 1948.

Depois passou pelo Auto Esporte, Botafogo/PB, CRB e Brasil (futebol alagoano).

O zagueiro potiguar Raimundo Gomes Soares (Pedro Velho, 27/10/1926), o "Dico" – também chamado o "Gavião" – com passagens pelo ABC, América (mais de 160 partidas), Auto Esporte e Globo.

O goleiro pernambucano Brasil Alves Feitosa (28/1/1924) com passagens pelo ABC, América, Alecrim, Tuna Luso União de João Pessoa, além do Botafogo e Auto Esporte.

O alagoano Caveirinha, que começou no Alexandria e esteve em Natal (1948) pelo clube alagoano, passou ABC (1950/51).

 

SÚMULA

Botafogo/Auto Esporte 3 x 2 Flamengo

Estádio: Cabo Branco (Jaguaribe)

Árbitro: Argemiro Félix de Sena (Sherlock)/PE

Gols: Milton 6 e 14/2, Arquimedes 27/2 e Benitez 32 (dois)

Combinado: Brasil, Dico (Letácio), Kleber, Adalberto (Vavá), Berto, Tita, Caveirinha (Zé Maria), Arquimedes, Milton, Noca (Nuca) e Dengoso (Élcio).

Flamengo: Garcia, Biguá, Pavão (Almir), Modesto Bria, Dequinha, Jordan, Joel (Nestor), Rubens, Huguinho (Genê/Aluízio), Benitez e Esquerdinha. Treinador: Flávio Costa

 

FONTES/IMAGEM

A Noite

A Ordem

A União

Diário de Natal

O Norte

Jornal da Paraíba

Baú do Belo

Flaestatística

Futebol Nordestino

Futebol 80

Só Súmulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário