sábado, 2 de dezembro de 2023

Presídio descobre Demóstenes César para o Botafogo (I)

Joel Presídio

José Vanilson Julião

O jornalista e político baiano Joel Presídio de Figueiredo (Baixa Grande, 13/7/1901 - 1/5/1962) está nas histórias do futebol potiguar e do Botafogo de Futebol e Regatas por um fato comum: é o responsável direto pela ida do meia e ponta-esquerda norte-rio-grandense Demóstenes César da Silva para o clube da "Estrela Solitária" em meados dos anos 40 do século passado.

O filho de José e Josefa de Souza de Figueiredo cursa o primário no Colégio Pedro II e o secundário no Liceu Salesiano em Salvador.

Governador Juracy M. Magalhães

Logo depois dos 20 anos entra para o jornalismo. Secretário de "O Jornal", redator e superintendente de "A Tarde", redator-chefe do "Diário da Bahia", sendo preso no governo de Juracy Montenegro Magalhães (Fortaleza, 1905 - Salvador, 2001).

Solto, muda-se para o Rio de Janeiro. Colabora em "A Noite", "Correio da Manhã", "A Batalha" (1937 - 1940), é correspondente político de "A Tarde", diretor da Agência Nacional e do Departamento Nacional de Imprensa e Propaganda (DIP), no governo do gaúcho Getúlio Dorneles Vargas.

Foi eleito deputado estadual constituinte pela Bahia (1947/51) e deputado federal (1951/55). Pelo Partido Trabalhista Brasileiro (PTB).

Escreve: "O Açúcar no Brasil", "Seabra, O Estadista ímpar da República", "Rui Jornalista", "Filósofos de Alpercatas" e "Latinistas de Chapéu de Couro".


FONTES/IMAGENS

A Ordem

Diário de Notícias

Diário de Pernambuco

Assembleia Legislativa//BA

Câmara dos Deputados

Nenhum comentário:

Postar um comentário