quarta-feira, 10 de abril de 2024

Atacante potiguar joga com Pelé no interior paulista (V)

Internauta reclama e reportagem localiza antigo goleiro Pafúncio no futebol paranaense

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Foto original com Pelé e Valeriano (penúltimo)

A fotografia amarelada pelo tempo ou por causa do tipo do papel impresso é a mesma publicada com tratamento de clareamento em portais, sites, blogs e redes sociais.

A inclusão novamente de uma das três imagens com tom de preto e branco (uma mais escura) diferentes tem como fim ilustrar a reportagem investigativa.

O arqueiro é o primeiro da foto que prova a participação de Pelé em pelo menos três amistosos pelo Noroeste: em Presidente Prudente, Ibitinga e Itu.

Inclusive com a participação do atacante potiguar Francisco VALERIANO de Almeida, detalhe principal alvo da série.

Só para cravar na mente do leitor eis a formação: Pafúncio, Plinio Scriptore, Pedro, Osvaldo, Mingão, Jurandir, Ipojucan, Vila, Levi, Wilson Bauru, Pelé, Nivaldo, Valeriano e Tito.

A apuração em fontes diversas foi uma provocação do internauta morador de Belém, Jorge Barradas, e o redator prontamente procurou atender o pedido do paraense.

A foto mais clara é publicada pelo “Globo Esporte” (2010) e de cima é encontrada no “Blog do Norusca” (segunda-feira, 22 de agosto de 2011).

Sendo base para uma nota saudosista de Nelson Brandino sobre a fotografia original da revista "Bauru Ilustrado".

E republicada na página da rede social Facebook “Craques e Esquadrões do Futebol”, de Cláudio Aldecir Oliveira, com relato de Luiz Carmo Bitu.

IMPRENSA

Na terceira página do "Paraná Esportivo" (segunda-feira, 20/7/1959) o arqueiro da Associação Atlética Portuguesa de Desportos (Londrina) Pafúncio aparece na derrota (3 x 2), fora de casa, para o Nacional (Rolândia).

Reaparece na página sete do mesmo jornal curitibano (sábado, 18/6/1960) na formação pela quinta rodada do turno (Campeonato da Zona Norte). No Estádio Vitorino Gonçalves Dias contra o Arapongas

A Lusa ocupa a lanterna (quatro derrotas) e o Arapongas (considerado um dos melhores times do "setentrião) havia sido desalojado da liderança pelo Independente.

Esta Portuguesa muda de nome em 1997 e torna-se Associação Portuguesa Londrinense. O embrião é um time amador, contra qual o rival Londrina faz o primeiro jogo exibição logo após a fundação.

 

FONTES

Folha de Londrina

Paraná Esportivo

Blog Londrinense

Blog do Norusca

História do Futebol

Londrina EC

1 Time Por Dia

Nenhum comentário:

Postar um comentário