O Radium também também participava de jogos com o elenco de futebol "de campo" ou "poeira" |
Radium (1954): Aldo, Nene, Aniel, Nero, Patinho, Paçoca. Luizinho Padeiro, Edir, Pelé, Mineiro e Norberto (Foto: "Nos tempos do futebol amador - com Mirtola/Facebook)
JOSÉ VANILSON JULIÃO
A casualidade do achado acontece quando procurava informações sobre Miguel Dourado, irmão do falecido radialista natalense Mário Dourado, pois o primeiro foi repórter esportivo iniciante e por algum tempo, na segunda metade dos anos 60, no jornal católico “A Ordem”, a época semanário e diário na primeira fase (1935/1954).
Foi quando desviei o olhar, sem qualquer pretensão e objetivo concreto, talvez por mera curiosidade, para a reportagem do futebol amador no interior estado do Rio Grande do Norte, na qual aparece o “Pelé” potiguar, tão somente mencionado na escalação do time.
Há mais de três mil quilômetros de distância, sem um saber do outro, claro, na época do “Pelé” nordestino o “clone” no interior paulista já havia se metido com futebol no timinho do Bauru Esporte Clube, o “Baquinho”.
O “Pelé” potiguar some do mapa, digo, da página esportiva local, mas na capital paulista o futuro Rei é inserido na reportagem sobre o mencionado campeonato do esporte da bola pesada recém implantado no país:
“FUTEBOL DE SALÃO EM BAURU – Homenageado por A GAZETA ESPORTIVA, o campeão de 1955, o Radium F. C”. E completa: - Coube ao “mais completo” (o jornal se vangloriando da maior cobertura esportiva na capital paulistana) oferece as faixas... Vice-campeão o Posto São Jorge...
Segue cinco fotografias ilustrativas da reportagem, uma delas com “Pelé” no quinteto campeão. Após a solenidade da premiação a equipe vence amistoso contra uma equipe de Taubaté na quadra da Bauru Rádio Clube.
Nenhum comentário:
Postar um comentário