sexta-feira, 31 de maio de 2024

Os botafoguenses no Júnior Barranquilla são 11!

Rara foto colorida com o norte-rio-grandense Demóstenes na meia-esquerda do BFR

O atacante potiguar Demóstenes César da Silva é o único nordestino da "Liga Pirata" colombiana

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Heleno de Freitas e o recrutador Mario Lobo

A depender do livro do colombiano Gabriel Jessurum sobre a história do clube o número exato de ex-jogadores botafoguenses que vestiram a camisa do colombiano alvirrubro Júnior (Barranquilla) são 11.

Conforme relação em ordem alfabética disponibilizada ao final da obra na seção “jogadores destacados” (nacionais e estrangeiros), inclusive com outros brasileiros.

E não três, cinco ou seis como foi dito recentemente, primeiro com dados parciais, pela imprensa brasileira, resultando em levantamentos, digamos, mais didáticos, dos blogs parceiros pela causa do Glorioso: MUNDO BOTAFOGO e JORNAL DA GRANDE NATAL.

Além do potiguar da capital Demostenes César da Silva, Heleno de Freitas, Waldir Cardoso Lebrego ("Quarentinha"), Manoel Francisco dos Santos ("Garrincha"), Othon Valentim e Paulo César Lima, o "Caju", todos da linha dianteira.

São acrescidos os defensores Marinho Rodrigues de Oliveira (genitor do falecido zagueiro flamenguista e pai adotivo de PCL "Caju), Gerson dos Santos, o mineiro Waldyr do Espírito Santo (“Negrinhão”), o gaúcho Adão Plínio da Silva (com passagem pelo Coritiba e Náutico) e o goleiro Ari Nogueira César.

A maioria dos jogadores citados podem ter suas biografias consultados pelo leitor deste blogue no “Mundo Botafogo”, em excelentes levantamentos do editor Ruy Moura, ou ainda no “Datafogo”, outra mídia conceituada dedicada ao Botafogo, do também competente editor Cláudio Falcão.

Recrutados pelo dirigente Mario Abelo Lobo (enviado especial) o "Atlético Junior" chegou a contar com oito brasileiros no elenco no período de implantação do profissionalismo na Colômbia, na chamada "Dimaior" (contraposição da liga amadora “Dimenor”), também conhecido como "Liga pirata" ou "El Dorado".

Quando foram contratados ou requisitados por outros clubes, como o Millionários e Union Magdalena, os principais craques, como os argentinos Alfredo Di Stefano, Ángel Amadeo Labruna, Adolfo Pederna, Nestor Rossi, ou mesmo jogadores menos conhecidos do Brasil, Uruguai e de países europeus.

Nenhum comentário:

Postar um comentário