sábado, 29 de junho de 2024

O zagueiro que saiu do ABC para o Madureira (XIX)

Momentos: gen. Dantas

Os irmãos Hermínio e Hamilton Alves do Amaral juntos no alvinegro em amistoso e no torneio início

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O ABC termina em terceiro lugar no campeonato estadual de 1943, decidido no começo da segunda semana de janeiro do ano seguinte, e o atacante e centromédio carioca Hermínio Alves do Amaral entra na segunda temporada no alvinegro.

Primeiro participa do “Torneio Relâmpago” em homenagem ao interventor federal, o general potiguar Antônio Fernando Dantas. Com a Taça Leon Volfson ofertada pelo empresário que lhe empresta o nome, da Movelaria Recife.

A primeira rodada: América 3 x 2 Baependi (o time dos marinheiros e afins) e ABC 4 x 4 Atlético (domingo, 30 de janeiro), depois do rubro-negro abrir quatro gols de diferença, com prorrogação sem contagem, mas o alvinegro é desclassificado por um corner.

O América, “por motivo superior”, eliminado pelo tricolor na segunda rodada, não enfrenta o ABC na preliminar da final Santa Cruz 3 x 0 Atlético (domingo, 13/2), sendo arrumado de última hora o encontro de aspirantes alvinegro x tricolor.

Os irmãos atuam juntos, mas por uma equipe “suburbana”, o São Cristóvão. O primeiro jogo pelo ABC, lado a lado, em que aparece o terceiro-sargento do Exército Hamilton Alves do Amaral, é o amistoso ABC 2 x 2 Combinado natalense (domingo, 21 de maio).

Em homenagem ao craque Demóstenes César da Silva, prestes a se incorporar ao Botafogo de Futebol e Regatas, dois anos após a fusão com o Clube de Regatas Botafogo.

Depois de muita reclamação da inatividade oficial é anunciado o torneio início (vencido pelo ABC) para o domingo (30 de junho). Nas edições antecedentes o “Diário de Natal” avalia o elenco dos clubes:

Sobre o ABC: - A linha média constitui o ponto fraco. Se bem que os irmãos Hermínio e Hamilton são conhecedores da posição e tenham feitos esplêndidos em exibições de responsabilidade, mas encontram em Moacir um companheiro discreto fora de posição...


FONTES

A Ordem

Diário de Natal

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol Nacional


Nenhum comentário:

Postar um comentário