quarta-feira, 24 de julho de 2024

Breve histórico do goleiro Caetano no futebol potiguar

1981: Souza Silva (repórter), Gelson, Joel Celestino, Jorge Luís, Cláudio Oliveira, Caetano, Escurinho, Furão (massagista), Juarez, Arié, Neto Maradona, Tinho e Noé Soares

José Vanilson Julião

Caetano no juvenil: Atlético

Contratado pelo presidente do ABC, Severo Câmara, o arqueiro paulista Caetano Luís Bonfietti Fávaro (1960 – 2024), com começo nos juvenis do Atlético de Curitiba (1976/78) e Fluminense do Rio de Janeiro (1980), desembarca no Aeroporto Augusto Severo, em Parnamirim (Grande Natal), no sábado (13 de setembro de 1980).

Logo de cara enfrenta a concorrência dos excelentes goleiros Luís Bezerra Lira Neto (Caruaru, 24/10/1954), vindo do Santa Cruz do Recife, e o paulista Carlos Augusto Dina Martins (Regionópolis, 4/8/1956), ex-Noroeste de Bauru e Matsubara do Paraná, que se revezavam na titularidade da camisa número um do alvinegro.

Após umas semanas de treino entra em campo pelo primeira vez no decorrer do amistoso ABC 3 x 0 Seleção de João Câmara, quando substitui Luiz Neto. Na temporada seguinte entra em vários jogos e, apesar do tri-campeonato ganho pelo América, acaba sendo eleito o melhor goleiro da temporada no campeonato estadual.

Mas no final do ano compra o passe e o aluga ao alvirrubro, sendo anunciado pela diretoria americana na noite do amistoso (1 x 0) contra o Botafogo carioca (quinta-feira, 3/12). O “Glorioso” ainda empata sem abertura de contagem com o Baraúnas (terça-feira, 1/12) e vence (2 x 1) o Potyguar em Currais Novos (domingo 6).

Para ilustrar a reportagem o blog garimpa na rede quatro fotografias (em preto e branco e somente uma colorida) dele no ABC, encontra mais uma no alvinegro paraibano Treze de Campina Grande (1983) e na página social do personagem imagens como juvenil do rubro-negro Clube Atlético Paranaense.

Caetano no elenco do Galo da Borborema que conquista o terceiro paraibano seguido em 1983


FONTES

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Blog Zé Duarte

Facebook

Grande Ponto

Mundo Botafogo

Terra da Xelita

Nenhum comentário:

Postar um comentário