terça-feira, 9 de julho de 2024

Ingredientes para "clássico" são títulos, números e torcida (III)

Conheça o presidente que licenciou pela primeira vez o segundo clube Santa Cruz da capital

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Conselheiro Oscar Nogueira Fernandes

O presidente do Santa Cruz Esporte e Cultura, Oscar Nogueira Fernandes (1929 - 2012), foi conselheiro do Tribunal de Contas do Estado, criado pela lei 2.152 (22/11/1957) e instalado no Governo de Dinarte de Medeiros Mariz (12/1/1961).

Com sete ministros: Vicente da Mota Neto (presidente), Oscar Nogueira Fernandes, José Borges Montenegro, Lindalva Torquato Fernandes, Aldo Medeiros, Morton Mariz, Romildo Gurgel e como Procurador Geral Múcio Vilar Ribeiro Dantas.

Décimo filho de um total de 11, nascidos em Pereiro, no Ceará, filhos de Christalino Fernandes de Queiroz (1883 - 1931) e Tercina Nogueira Fernandes (1891 - 1988), Oscar Nogueira Fernandes foi levado para Natal ainda criança, em decorrência da morte do pai.

Na capital potiguar estudou no Colégio Marista, Atheneu e Sete de Setembro. Advogado, o primo Hemetério Fernandes, compra o Ginásio Sete de setembro e convidou Oscar e o rmão, Francisco para a administração. Foi o primeiro emprego

Oscar permanece 15 anos na escola (1943/1968), tendo conhecido a esposa Hebe Marinho (filha do deputado federal Djalma Aranha Marinho), no local do trabalho, de tesoureiro a professor.

Faz Direito em Maceió, concluído em 1955, exerce o cargo de procurador jurídico do Departamento Estradas e Rodagens e depois juiz municipal em Natal.  Em 1961, nomeado ministro do TCE.

Em paralelo professor de Direito Municipal e Direito Constitucional da Universidade Federal do Rio Grande do Norte. A aposentadoria em 1988, quando passou a marceneiro, pescador e cultivador de plantas.


FONTES

Diário de Natal

Blog Jota Maria Family Search

Sindicato dos Auditores Fiscais

Tribunal de Contas do Estado/RN

Nenhum comentário:

Postar um comentário