terça-feira, 20 de agosto de 2024

O nome é... Maurillo José de Souza, apelido "Velha" (II)

Ex-goleiro Dorival Knipel, o "Yustrich", treinou o Flamengo, Corinthians e América de Belo Horizonte

Entrevista ao jornal Associado e enciclopédia do São Paulo confirmam nome verdadeiro e que foi goleiro

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Maurillo José

Durante 50 anos não somente eu, mas a imprensa local e nacional, engole a corda de que o nome de batismo do treinador carioca contratado pelo América/RN no segundo semestre de 1972 era “MAURÍLIO”.

Ao procurar dados para as recentes reportagens sobre o recebimento da “placa” como homenagem do alvirrubro ao jornalista José Maria de Aquino, enviado especial da PLACAR para a entrega da “Taça Almir Albuquerque”, é “descoberto” o verdadeiro nome do técnico.

Graças a uma entrevista concedida ao “Diário de Natal” (quarta-feira, 14 de fevereiro de 1973), quando Maurillo José de Souza não se recusa a responder nenhuma pergunta no estilo “ping-pong”.

Inclusive aquela que o compara ao “homão” Yustrich, apelido do antigo goleiro e disciplinador treinador do Flamengo, Dorival Knipel (Corumbá/MT, 1917 – Belo Horizonte/MG, 1990).

– Eu não copio ninguém, nasci com essa personalidade e não posso mudar o jeito de trabalhar... Disse Maurillo (sem o “i” e com dois “l”).

Na apuração atual para compor o perfil são poucas as fontes, duas no máximo, que comprovam a veracidade do nome revelada ao extinto jornal Associado.

Porém, com o levantamento, apura-se o que não é dito em nenhuma das fontes corriqueiras em que aparece o falecido treinador carioca.

A de que foi goleiro. O que também é confirmado ao impresso de Natal. Pelo São Paulo em 1949.

Em toda a história o São Paulo teve 95 goleiros. 19 fizeram uma partida (dados até 18 de dezembro de 2017).

DN – Como jogador obedecia cegamente ao técnico? Responde: - No aspecto disciplinar sim; no aspecto técnico muitas vezes deixei a desejar, pois era goleiro e tomei muitos frangos...

 


FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Jornal da Grande Natal

Memória Tricolor/Joinville

São Paulo FC

São Paulopedia

Terceiro Tempo

O Gol

Zero a Zero

Nenhum comentário:

Postar um comentário