terça-feira, 6 de agosto de 2024

Os recordistas de permanência no América/RN (VII)

O time que empatou sem abertura de contagem com o Rio Negro na última semana de agosto

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Almir Moraes de Albuquerque no "Timão"

Outro pormenor interessante só agora alertado e importante quase desapercebido pela maioria da imprensa potiguar: entre os 12 jogos realizados, até a estreia de Ivan da Silva contra a Desportiva/ES (domingo, 7/10/1973), estão cinco partidas pelo Torneio Norte/Nordeste.

Instituído pela revista semanal paulista "Placar" (Editora Abril) a competição paralela envolve jogos dos 16 clubes das duas regiões dentro do Brasileiro. Com 20 clubes em duas chaves e oito nordestinos por grupo na primeira fase (com sete jogos para cada):

Nacional, Rio Negro (Amazonas), Paysandu, Clube do Remo (Belém), Moto Clube (São Luís), Tiradentes (Teresina/PI), os pernambucanos Santa Cruz, Náutico, Sport Recife, Vitória, Bahia (Salvador), Sergipe (Aracaju), América, Ceará, Fortaleza e o Clube de Regatas Brasil (Maceió).

A conquista mais importante até 1998

Depois entra nas duas restantes, sendo que na última o América encerra participação com 11 pontos (quatro vitórias, três empates, 11 gols a favor e quatro contra), ao derrotar o Náutico (2 x 0) no Estádio Castelo Branco (27/10).

O representante potiguar fica no aguardo da conclusão de Rio Negro 0 x 1 Remo (quarta-feira, 7/11) no Estádio Evandro Almeida (Belém). O time alvinegro manauara permanece com dez pontos ao lado de Bahia e do também amazonense Nacional.

Quanto a Taça Almir Moraes de Albuquerque (Recife, 28/10/1937 – Rio de Janeiro, 6/2/1973) quase ninguém lembra ou sabe, mas o torneio começa na última semana de agosto, mas somente setembro o nome é escolhido em homenagem ao ex-jogador.

O pernambucano chamado de "Pelé branco" - com passagens pelo Sport Recife, Vasco da Gama, Boca Juniors, Genova (Itália), Santos, Corinthians, Flamengo, América carioca, foi assassinado a tiro, em um bar de Copacabana, na Zona Sul da metrópole.

O "caneco prateado" é entregue como aperitivo do jogo contra o Fortaleza (0 X 0) no Estádio Castelo Branco (14/11), pelo correspondente da Placar, Rosaldo Moreira de Aguiar (filho e irmão de jornalistas), com a presença do enviado especial da revista, o jornalista José Maria de Aquino.

 

A CAMPANHA

América 0 x 0 Rio Negro - Natal (25/8)

América 2 x 0 Sergipe - Natal (2/9)

América 2 x 0 Ceará - Natal (5/9)

América 2 x 2 Santa Cruz - Natal (16/9)

América 2 x 1 Remo - Belém (23/9)

América 1 x 1 Vitória - Natal (24/10)

América 2 x 0 Náutico - Natal (27/10)

 

FONTES/IMAGENS

Diário de Natal

Jornal do Commercio/AM

Tribuna do Norte

Placar

Datatrindade

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol Nacional

Futebol 80

Globo Esporte

Natal de Ontem

Terceiro Tempo

Vermelho de Paixão

Nenhum comentário:

Postar um comentário