sábado, 21 de setembro de 2024

"Mariposa" treina Santa Catarina no Brasileiro de Seleções

Seleção de Santa Catarina no Estádio Adolfo Konder, pertencente ao Avaí, na capital Florianópolis

Selecionado "Barriga Verde" elimina capixabas, mas é desclassificado pelos baianos em Salvador

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Depois de pendurar a chuteira como zagueiro ou ponta-direita no amador, ser diretor do departamento da categoria no Flamengo e aparecer como treinador do Canto do Rio de Niterói no campeonato carioca (1949/51), a primeira oportunidade como técnico fora do Rio de Janeiro é no estado natal.

Como comandante do elenco de Santa Catarina Lourival Lorenzi (1920 - 1967), natural de Joinville e radicado na capital federal desde os dez anos, começa os preparativos para a competição nacional contra equipes argentinas visando o Campeonato Brasileiro de Seleções (1952). Primeiro perde para o Estudiantes de La Plata (terça-feira, 29/1): 3 x 5.

- O público foi ver o Chacarita Juniors e acabou vendo a seleção catarinense. Foi o título da reportagem assinada por Ciro Marques Júnior para a imprensa de Florianópolis - “O Estado” (domingo, 17/2/1952) – no Estádio Adolfo Konder (pertencente ao Avaí) na quinta-feira, 14. Vitória “Barriga Verde”: 4 x 0.

No campeonato de seleções na primeira fase (Grupo IV): Santa Catarina 3 x 0 Espírito Santo (16/3) e Espírito Santo 1 x 1 Santa Catarina, gol do empate na prorrogação (23/3). Na segunda fase termina desclassificada: Santa Catarina 2 x 2 Bahia (29/3) e Bahia 2 x 1 Santa Catarina (6/4) no Estádio da Fonte Nova.

Selecionado baiano empata fora de casa e alcança vitória apertada na capital Salvador


FONTES/IMAGENS

O Estado/SC

Paraná Esportivo

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Memória Brusque

Memórias da Fonte Nova

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário