sábado, 12 de outubro de 2024

Alecrim contrata treinador que serviu ao selecionado nacional (IX)

O meia e depois treinador argentino Dante Bianchi (segundo antes do primeiro goleiro) e Pedrinho Rodrigues (depois do segundo arqueiro) em excursão pelo
Nordeste, inclusive no Rio Grande do Norte, no final da temporada de 1946

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Quase cinco décadas depois da imprensa a rede menciona o personagem como treinador do selecionado baiano representante nacional em torneio oficial no Chile em 1957.

Situação também vivida por representações gaúcha (1956) e pernambucana (1959), a conhecida seleção “Cacareco”, apelido dado pela imprensa da capital federal (Rio de Janeiro)

A melhor entrevista e perfil do treinador mineiro Pedro Rodrigues Pinto tem como autor o experiente repórter esportivo Luiz Gonzaga da Silva – “Gonga” ou “Gonguinha”, braço direito do editor Everaldo Lopes Cardoso, publicada no semanário O POTI (sábado, 15/11/1980): "Depois das indagações, a confiança da torcida".

Em duas colunas, de cima abaixo, a reportagem confirma algumas e amplia outras informações inicialmente parcialmente detalhadas três anos antes com exclusividade por um jornal de São Luís, capital maranhense, e 47 anos depois lembradas por diversas fontes na rede: a representatividade baiana como seleção nacional em torneio oficial no Chile.

Como a carreira de jogador: na desconhecida agremiação mineira Aeroporto, Atlético Mineiro, Siderúrgica (todos em Minas), Botafogo de Futebol e Regatas (1937/38). São Paulo (1939), clubes do interior paulista (Taubaté e Associação Atlética São Bento, Nacional da capital paulistana (44) e Bahia (46/51).

Os confrontos de dados entre os jornais – o do Maranhão e o impresso Associado do da capital do Rio Grande do Norte, o extinto semanário considerado a edição dominical do “Diário de Natal” – divergem apenas em dois pontos em relação os dados colhidos na rede: a cidade (Itajubá ou Corinto) e a data de nascimento (18/2 de 1917 ou 1918).

Nesta imagem do Esporte Clube Bahia, na temporada de 1949, não foi possível
identificar a presença de Pedrinho Rodrigues pela semelhança entre os atletas
perfilados na linha de cima na zaga da agremiação de Salvador, a capital

FONTES/IMAGENS

O Poti

Esporte Ilustrado

Única

Esporte Clube Bahia

História do Futebol

Só Súmulas

Nenhum comentário:

Postar um comentário