quinta-feira, 24 de outubro de 2024

Júnior nunca jogou, mas o pai, Leston, sim! (FINAL)

Vereador Ney Burguer: autor do projeto

CARREIRA DE TREINADOR PELO LADO PATERNO INFLUENCIA O COMEÇO DO FILHO NA MESMA PROFISSÃO NO MUNDO DO FUTEBOL

Além do pai, o lateral-direito Leston Izaias do Nascimento, ser contratado do Cruzeiro (Belo Horizonte) e Guarani (Divinópolis) nos anos 50/60, ainda há a coincidência do mesmo ter sido instrutor na escolinha do time "estrelado" e treinador do "Bugre".

Certamente, mesmo que não tenha sido jogador de futebol como o pai, a convivência familiar e herança paterna tenha influencia na formação em Educação Física para depois seguir a carreira de técnico, tanto na base como nos profissionais das duas agremiações.

Vale o esclarecimento de que o Projeto de Lei 028 (10/2/2022), de autoria do vereador Claudinei Cunha da Silva, o "Ney Burguer" (PSB), que denomina de a quadra poliesportiva da Rua Maria da Paz, Bairro Danilo Passos, em Divinópolis, aprovado meses antes do falecimento de Leston pai.

Leston, o pai, com apenas 20 anos assinou o primeiro contrato profissional com o Sport (Juiz de Fora), em 1955, e três anos depois está no Cruzeiro, sendo vice-campeão mineiro. Fez duas temporadas na Venezuela pelo Desportivo Galícia de Aragua.

Ao encerrar a carreira recomeça como técnico, primeiro do Guarani, depois Ituiutaba, Araguari e Jataí (GO).

Foi o idealizador do Projeto Menino Cidadão, que contou com o apoio de voluntários em Divinópolis. (José Vanilson Julião)

Nenhum comentário:

Postar um comentário