segunda-feira, 7 de outubro de 2024

Primeiro "tapetão" no futebol potiguar em torneio amistoso (III)

Fotografia rara em que aparece o redator Barôncio de Brito Guerra (penúltimo agachado)

SOCIEDADE “TIRO AO ALVO”: 1 – Luiz de França, 2 – Manoel Luiz de França, 3 – Paulo Nogueira China, 4 – Ricardo Barreto, 5 – Teodósio Ribeiro de Paiva, 6 – Anfilóquio Câmara, 7 – Aristóteles Costa, 8 – Tenente Barbosa, 9 – Silvino Dantas, 10 – Fernando Pedrosa, 11 – Manoel Augusto. 12 – Basílio Moura, 13 – Álvaro China, 14 – Coburgo Sales, 15 – José Luiz Tinoco, 16 – Mário Lira, 17 – Tenente João Augusto, 18 – Pedro Soares Filho, 19 – Barôncio Guerra e não identificado (20). Fonte: Instituto Histórico e Geográfico (fonte: João Gothardo Dantas Emerenciano).

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O estopim foi aceso com o relatório dos fiscais Cícero Aranha e José Potiguar Pinheiro e a defesa do presidente do América, Vital Barroca, e a bomba caiu no colo do redator do jornal “A Imprensa”, o bacharel em Direito Barôncio de Brito Guerra (Triunfo/RN, 1882 – Natal, 1944), que repassa o incêndio. Veja a nota “Torneio de Football” (edição da quarta-feira, 17):

- O nosso companheiro Barôncio Guerra, desconhecendo em parte as leis que regem o jogo de Foot Ball (separado mesmo) e desejando uma solução de justiça, em vista do não comparecimento do América ao “ground” da praça Pedro Velho... resolveu convidar os distintos cavalheiros para julgarem a questão...

Segue: - Tratando-se de moços entendidos no assunto (Aníbal Leite Ribeiro, Alberto Roselli e Mário Severo) e bem conhecidos das partes interessadas estas ficam obrigadas a aceitar o veredictum pronunciado, pede o comparecimento dos juízes escolhidos, às 13 horas, no escritório M. Brito Guerra (Rua Doutor Barata 2).

Na edição seguinte é publicada a ata com a decisão da urgente reunião na redação de “A Imprensa”. A anulação das bases do torneio anteriormente estabelecidas e instituindo uma nova competição obedecendo 12 cláusulas discriminadas no documento (próxima postagem). Curioso: o jornal diz que a taça se refere ao campeonato de... 1916!

2 comentários:

  1. Depois o torneio é reiniciado com um regulamento registrado em uma edição dA Imprensa. O Abc vence o torneio amistoso. Aí da não havia a Liga Sportiva Natalense, nem a Liga de desportos terrestres.

    ResponderExcluir
  2. Exatamente. Está tudo explicado na série. Sugiro que leia toda. Vai gostar!

    ResponderExcluir