terça-feira, 19 de novembro de 2024

Um craque potiguar no futebol maranhense (XV)

Diretoria do ABC (anos 50) na entrada do Estádio Maria Lamas Farache (Petrópolis). Foto meramente ilustrativa, pertencente ao acervo do falecido presidente alvinegro, deputado estadual Leonardo Arruda Câmara

NOVAMENTE NA SELEÇÃO POTIGUAR E MAIS UM “INTERREGNO” NO ALVINEGRO LICENCIADO

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Encerrado o campeonato estadual em dezembro/1951 no começo de janeiro o noticiário começa com a esperada convocação do elenco potiguar para o Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.

O centroavante João Tavares de Morais, o “Tidão”, está na lista dos atletas mais uma vez, desde a primeira convocação em 1946, antes de ser contratado, no final do ano seguinte, pelo Moto Club de São Luís.

Mas a notícia mais quente e inesperada é o pedido do único licenciamento do ABC Futebol Clube da Federação Norte-rio-grandense de Futebol, decidida pelo Conselho Deliberativo (16 votos contra um) em histórica reunião na primeira semana do mesmo mês.

Presentes na noite da sexta-feira (4/1) Eneas Reis (presidente), Solon Aranha, Carlos Gondim, João Oliveira, João Ramos dos Santos, Antônio Teixeira, Miguel Ferreira Neto, Alcides Araújo, Inácio Vimarano, Odorico Ferreira de Souza, José Amâncio, José Silva, João Galvão de Medeiros, Carlos Lamas, José Petronilo, Bianor Aranha e Vicente Farache Neto.

O radialista Amaury Dantas, que apresentava os “Instantâneos Esportivos” na Rádio Poti, e recém contratado como editor da página esportiva da “Tribuna do Norte”, diz em “O Comentário da Semana” (domingo 27) que as razões do afastamento são conhecidas por todos: a eleição, por unanimidade, do capital Fernando Leitão para presidente da Federação de Futebol.

E que a atitude tem como origem uma questão pessoal entre o militar e o presidente do alvinegro, João Ferreira de Souza. Entretanto o colunista não explica as razões, deixando transparecer, aqui para nós, que se tratou de uma birra unilateral do dirigente alvinegro. Até o América, que viria a se licenciar em 1960, tentou uma fórmula conciliadora e pacificadora para uma eleição legal.

Em paralelo o ABC participa de mais amistosos interestaduais contra o Fortaleza (em casa e fora) e Ceará Sporting (na capital cearense). E ao mesmo tempo “Tidão” está envolvido nos treinamentos e jogos-treinos do selecionado, comandando pelo treinador gaúcho Álvaro Barbosa (ex-zagueiro do Flamengo e América/PE) visando a competição nacional em março/abril.

 

FONTES

A Ordem

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Arquivos do Futebol do Brasil

Blog do Ameriquinha

Blog do Marcão

Blog no Ataque

História do Futebol

Nenhum comentário:

Postar um comentário