sexta-feira, 25 de julho de 2025

O potiguar no Flamengo antes do mossoroense "Dequinha" (III)

Fluminense (campeão Rio – São Paulo 1960): Clóvis, Jair Marinho, Edmilson Piromba, Altair, Carlos Castilho, Pinheiro, Maurinho, Paulinho Omena, Valdo, Telê Santana e Escurinho

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O ponta-pé inicial da lista de jogadores potiguares com carreiras fora do Rio Grande do Norte acontece, também, na “Tribuna de João Machado”, na edição do dia anterior da “Tribuna do Norte” (quarta-feira, 11/1/1967), quando o titular da coluna registra a chegada dos “forasteiros” na visita aos familiares durante as festas de final de ano.

“GRANDE PARTE DA SAFRA DE GERIMUNS que está fazendo um brilhareco leso além fronteiras estadual e nacional deu as caras neste sai e entra de ano, boas festas, feliz ano novo e beijinhos nas crianças... mas não se esquece nunca da santa terrinha, qualquer brecha se aproveita a oportunidade para revê-la...”

- PIROMBA PARA NATAL E EDMILSON para a Guanabara (Fluminense) e Rio Grande do Sul (Internacional de Porto Alegre) e, agora, para a Venezuela, assim João Cláudio Augusto Machado refere-se ao zagueiro Edmilson Silva Araújo (1934 – 2008), mais conhecido pelo apelido adquirido no bairro das Rocas, em Natal, e chamado pelo nome de batismo nos campos espalhados pelo país.

- LULA DAQUI DAQUI CONTINUOU SENDO LULA no Fluminense, abre deste jeito a notinha sobre o ponteiro-esquerdo pernambucano Luís Ribeiro Pinto Neto (Arcoverde, 1946 – Recife, 2022), filho de um funcionário da estrada de ferro, que saiu do Nacional das Rocas e do Ferroviário de Natal para brilhar no tricolor carioca e do Rio de Janeiro, Palmeiras e o colorado gaúcho.

“ROBERTO FELINTO, aí o futebol cede lugar ao basquete... no Vasco da Gama”, eis o personagem de outro esporte saído da capital norte-rio-grandense para brilhar no Rio de Janeiro, onde falece em 10 de outro de 2005, sendo sepultado no cemitério do Caju (Fonte: NETVASCO).

Na abertura da coluna seguinte Machado lembra o “introito” que gerou assunto nas rodinhas de conversa do “Grande Ponto” e pauta para as notas com comentários sobre cada um na lista dos demais craques abordados (a seguir).

Palmeiras (campeão Taça Brasil 1967): Perez, Geraldo Escalera, Baldocchi, Minuca, Ferrari, Dudu, Zequinha, César, Ademir da Guia, Tupãzinho e Lula

Nenhum comentário:

Postar um comentário