quarta-feira, 5 de novembro de 2025

A revelação do Globo joga amistoso pelo ABC (III)


JOSÉ VANILSON JULIÃO

Na primeira temporada (1962) como ponta-direita do Globo Sport Club Helson de Assis Bezerra, o “Elsinho”, participa de três amistosos interestaduais contra duas equipes de Campina Grande/PB – o rubro-negro Campinense e o alvinegro Treze – e de duas partidas oficiais, contra o ABC e Riachuelo, pelo campeonato potiguar.

E ele entra o ano de 1963 na mesma agremiação que leva o nome da movelaria do empresário estrangeiro Imre Fried, que veio da Europa após o encerramento da II Guerra Mundial. Mas o que andava fazendo fora de campo o jovem atacante do alvirrubro fabril, como era chamado o clube pelos jornalistas esportivos.

A pista vem da Junta de Conciliação e Julgamento da Justiça Trabalhista. O nome dele e do acompanhante, o pai Pedro de Assis Bezerra, aparecem em “Termo de Adiamento de Audiência” datado de 8 de agosto de 1963, tendo como provocado o descendente de libanês Abraham Elias Tahim, cujo nome de família surge entre os componentes da colônia estabelecida em Fortaleza, capital cearense, na segunda metade dos anos 1880 do século XIX.

Este Abraham Elias Tahim é nome de rua no bairro de Capim Macio, na Zona Leste de Natal, sendo falecido na penúltima semana de agosto de 1974, conforme nota de missa de sétimo dia publicadas pela família nos extintos jornais "Diário de Natal" e no semanário dominical "O Poti".

Abraham Tahim, como secretário, assume a presidência do Centro Cearense em Natal nos anos 60 com uma licença de viagem de Francisco Porto Santos.

 

FONTES

Diário de Natal

O Poti

Fortaleza Antiga

Tribunal Regional do Trabalho 21

Nenhum comentário:

Postar um comentário