sexta-feira, 14 de novembro de 2025

O Centro Esportivo Natalense (CEN) em atividade

Goleiro Edgar Pinheiro da Câmara jogou pelo
"Cerro Corá Clube" da Região do Seridó/RN

Imprensa local e revista semanal carioca dão o roteiro dos jogos oficiais e amistoso no campo da ARA ("Juvenal Lamartine")

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A ORDEM (sábado – 15/6/1940): Com arbitragem de Eugenio Silva e o professor Sílvio Tavares Ferreira como delegado se enfrentam pelo campeonato oficial ABC 3 x 1 CEN (domingo – 16), com gols de Albano (dois), Cesário e Robério. Na preliminar de segundo quadro: ABC 2 x 0 CEN.

Formação alvinegra divulgada em jornal: Edgar Pinheiro Câmara, Dorcelino Pereira Dias (chamado de “Dorcé”), Nezinho I (Manoel Nascimento da Silva), Simão, Nezinho II, Vilarim, Xixico (Francisco Rodrigues dos Santos), Cesário, Albano Pereira, Hermes Marques Amorim e Motu;

O time do CEN: Zé Paulino de Souza (ferroviário pai do radialista e senador Carlos Alberto de Souza), Miguel, Morais, Felisberto, Teixeira, Lauro, Wilson, Toinho, Maranhão, Lulinha e Canuto (provavelmente um dos irmãos da família mossoroense ligada ao América/RN)..

A ORDEM (quinta-feira – 11/7): nota oficial do CEN (dia 10) declara aos associados e ao público que o time abandonou o campo no dia 7 em solidariedade ao diretor de esportes Humberto Gomes Teixeira, vítima de agressão por parte de um jogador do tricolor Santa Cruz/RN (licenciado em 1967).

A ORDEM (quinta-feira – 5/12/1940): terceiro aniversário da Liga Suburbana é comemorado com uma maratona, almoço oferecido pela diretoria do “Mar e Terra” e o amistoso Centro Esportivo Natalense 4 x 6 Força e Luz, com a preliminar “Madureira” x “São Francisco”.

RIO DE JANEIRO

A revista semanal carioca ESPORTE ILUSTRADO (2 de janeiro de 1941) exibe reportagem exclusiva, com várias notas, do correspondente natalense Wladimir Pedrosa: - Os sports no Rio Grande do Norte.

A que interessa no momento é “A TARDE ESPORTIVA” referente ao campeão suburbano de 1939 e ponteiro líder do campeonato do ano seguinte, o clube “elétrico” (não é o do mesmo nome também chamado Cosern dos anos 60/80).

- É de salientar, diz o correspondente W. Limeira, que o CEN jogou sem o melhor elemento, Zé Paulino, que se encontrava em Fortaleza, como reserva do escrete norte-ri0grandense derrotado pelo esquadrão cearense (10 a 0)...

 

FONTES

A Ordem

Esporte Ilustrado

Diogo, Júlio Bovi – “História do Campeonato Potiguar (1918 – 2020)”

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário