quinta-feira, 13 de novembro de 2025

Pesquisador conserta data da fundação do clube potiguar

Centro Esportivo Natalense no extinto semanário dominical "O Poti" (4/7/1982). O clube surge da fusão do Alecrim com o Flamengo. E participa, no mesmo mês, da fundação da Liga com o América e o ABC, para realização do primeiro campeonato, interrompido pela epidemia da gripe espanhola ou "Influenza". O CEN liderava.

JOSÉ VANILSON JULIÃO

É presumível que a maioria do torcedor do Rio Grande do Norte, em especial o da capital, sabe de cor e salteado que o Centro Esportivo Natalense se transformou no Clube Atlético Potiguar.

Mas quem se dedica atentamente as pesquisas, de vez em quando se depara com algum erro histórico referente aos clubes de Natal.

Foi o caso recente do pesquisador Arthur Pierre dos Santos Medeiros, autor de uma excelente plaquete.

Trabalho de longa pesquisa em que esclarece a inexistência de todos os campeonatos entre 1922 e 1925 e a correta não conclusão de dois: 1928/29.

É feliz quem tem contato estreito com estes aficionados na leitura de jornais e revistas de antigamente, as fontes primárias categóricas para se tirar qualquer tipo de dúvida e consertar erros das fontes secundárias.

Ao comentar internamente a reportagem sobre o lançamento do jornal esportivo O Atleta (na segunda semana de junho de 1938) Arthur Pierre não se conteve e foi enfático ao esclarecer o erro na data de fundação do Centro Sportivo Natalense (com S pela grafia da época).

Ao contrário do que é reproduzido pelos sites, blogs e pela imprensa em geral, o CEN (CSN) foi fundado em 1 de junho de 1918, uma segunda-feira, e não no dia 4, como divulgado à exaustão até agora.

- Procópio Neto errou a data ao confundir com a da publicação da notícia no jornal A República, edição de 4 de julho (quinta-feira), explicou Arthur Pierre.

E ele tem inteira razão: a mesma data também é a da correspondência do representante do Diário de Pernambuco em Natal, cuja notícia é inserida no dia 6 (sábado).

Além disso, a nota da fundação do Centro é também publicada no jornal A Imprensa – pertencente ao Coronel Francisco da Câmara Cascudo – na edição do dia 2.

Desta forma a referência da data errada pelo jornalista José Procópio Filgueira Neto, no livro “Os Esportes em Natal” (1991) induziu meio mundo ao erro.

Da mesma forma acontece com o jornalista Everaldo Lopes Cardoso no livro “Da Bola de Pito ao Apito Final” (2005).

Obras capitais, que não devem ser desmerecidas, mas são passíveis de lapsos como o apontado pelo pesquisador Arthur Pierre.

Nenhum comentário:

Postar um comentário