domingo, 2 de novembro de 2025

Um potiguar no livro dos fundadores do "Galo" (II)

O futuro prefeito do município de Ceará-Mirim/RN, no começo dos anos 60, o contabilista e usineiro Aderson Eloy de Almeida, natural de Campina Grande, é o penúltimo, agachado, na pioneira equipe da base do "Galo da Borborema"

Rodolfo e José Eloy entre os
titulares do time do "Galo"

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O título do livro a ser lançado nesta terça-feira (4) pelo professor, historiador, escritor e acadêmico Mário Vinícius Cordeiros Medeiros – "Éramos Apenas 13" – parafraseando a obra literária de 1943, "Éramos Seis" (romance de Maria José Dupré), até virou versão da telenovela da antiga Rede Tupi, fundada pelo paraibano de Umbuzeiro, Francisco de Assis Chateaubriand Melo, que instala na cidade uma das primeiras TV nordestina, a Borborema.

Além disso outro pormenor interessante – exceto a inclusão do jogador potiguar José Rodolfo de Lima (1903 - 1989), com passagens pelo ABC, América e Treze (como um dos 13 fundadores em 1925) – é a relação do falecido prefeito de Ceará-Mirim/RN, Aderson Eloy de Almeida, como atleta amador do "Galo", cujo tio, José Eloy, também é um dos idealizadores do alvinegro do interior paraibano.

Medalhas para os atletas tricampeões
da competição municipal paraibana

MAIS CONTEÚDO

Você sabia que antes mesmo de ser notícia na Imprensa da "Parahyba" dos anos 20 o Treze Futebol Clube foi destaque em uma revista de circulação nacional?

Você sabia que nas conquistas dos campeonatos da cidade, nos anos vinte do século passado, os jogadores receberam medalhas cunhadas por um dos fundadores que exercia a profissão de ourives?

O material esportivo da década de vinte do século passado sequer pode ser comparado com o atual... Quem fabricava as chuteiras dos nossos primeiros atletas em Campina Grande?

Que rua é essa da Campina Grande dos anos 20 do século passado e qual a ligação com a história do Treze Futebol Clube?

Mesmo antes de ser implantado por times da Guanabara e São Paulo o Treze Futebol Clube já contava com o seu quadro infantil. Alguns desses atletas seriam campeões estaduais em 1940 e 1941!

Você sabia que em 1987, aos 93 anos,  Bióca foi homenageado pela União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS) como o desportista mais velho do mundo?

Aspecto do centro da progressiva cidade de Campina Grande na década de 20







Nenhum comentário:

Postar um comentário