sábado, 13 de dezembro de 2025

Teodoro Castro Lino, o amigo do Ribamar (I)

Murilo é o goleiro e Teodoro Castro Lino (primeiro agachado) está no meio dos 15 jogadores do elenco juvenil do Alecrim na segunda metade dos anos 60.

Teodoro Castro Lino em palestra

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Nas últimas 24 horas, ou um pouco mais, o ex-árbitro pernambucano radicado em Goiânia, Teodoro Manoel Fernandes Castro Lino (Recife, 27 de dezembro de 1952), postou em rede social um vídeo em que apresenta o presente de uma camisa número sete, de um clube de futebol estrangeiro, para o ex-jogador e memorialista potiguar José Ribamar Cavalcante.

Há algum tempo Ribamar Cavalcante - chancelado eternamente na história do futebol norte-rio-grandense pela excelente biografia escrita pelo jornalista Kolberg Luna Freire - havia postado, como costuma fazer com personagens do esporte, uma fotografia do Teodoro Castro Lino atleta juvenil do Alecrim Futebol Clube.


Foi por isso que o ex-juiz de futebol foi posto na fila extensa da agenda de reportagens para ser focado em uma oportunidade qualquer. E ela chega agora com o recente vídeo.

No blog pessoal desta personalidade esportiva se sabe que ele foi campeão potiguar juvenil em 1966 pelo alviverde da capital potiguar. E que, no final da década começo de 1970, teve uma curta passagem pelo Botafogo de Futebol e Regatas.

O curioso é ele afirmar que o tio Severino Lopes foi quem o levou para treinar no elenco esmeraldino, e o redator acredita que se trata do antigo jogador dos anos 40, presidente do clube e presidente do Conselho Deliberativo, o falecido médico-psiquiatra Severino Lopes da Silva.

Atualmente ele é comentarista de arbitragem da Televisão Anhanguera (afiliada da Rede Globo), na capital do Estado de Goiás (Região Centro-Oeste), e diretor da Tecidos Tita Limitada, maior atacadista do Brasil.

Teodoro Castro Lino é autor de dois livros: “Segue o Jogo – 100 Anos de Arbitragem Brasileira de Futebol” (com 100 minibiografias) e “O outro lado do Futebol” (no qual conta fatos pitorescos da arbitragem).

Teodoro Castro Lino em frente a antiga sede social e administrativa do Alecrim, inaugurada em 1968, na Avenida Alexandrino de Alencar, no bairro do Tirol, ainda na administração do governador, o caicoense e monsenhor Walfredo Gurgel, torcedor alviverde responsável pela doação do terreno


FONTES/IMAGENS

Alberto Helder

Estante Virtual

Grêmiopedia

Jornal Universo On Line

Museu do Futebol

Teodoro Castro Lino

Nenhum comentário:

Postar um comentário