terça-feira, 31 de outubro de 2023

Terceiro furo de reportagem preenche outra lacuna ascendente dos Wanderley

A construção de uma árvore genealógica dá muito trabalho para ser desenvolvida

Elucidado maior parte do elo perdido pernambucano e alagoano do flanco materno da família potiguar

José Vanilson Julião

A conjunção dos artigos dos genealogistas João Felipe da Trindade e Marcos Antônio Pinto possibilitou, com o cruzamento de dados e fontes diversas, preencher parte das lacunas dos elos perdidos entre os primeiros ascendentes e descendentes do oficial de cavalaria Gaspar van der Ley no tempo da influência holandesa no território nordestino.

Recapitulando para o leitor não perder o fio da meada e evitar trapalhada do redator: Luís da Câmara Cascudo em “Acta Diurna” (1959) e em prefácio do livro genealógico do macauense Walter Wanderley (1966) anuncia e configura o começo do clã com o português João de Souza Pimentel e a pernambucana Josefa Lins de Mendonça, pais de João Pio Pimentel e Gonçalo Lins Wanderley.

Com os artigos dos referidos pesquisadores atuais citados o grupo primário é acrescido pelas esquecidas filhas Gertrudes Lins Wanderley e Inácio Teodósia de Mendonça, incluindo neste rol uma desconhecida esposa de João Pio, Francisca Ferreira Souto (mesmo nome da mãe e esposa de um Varela Barca), e o neto de Souza Pimentel/Josefa, João Pio Júnior.

A partir do nome de Gertrudes Lins Wanderley o repórter chega a avó Teresa Wanderley (provavelmente nascida em 1714), mãe de Josefa, casada com Silvestre de Mendonça, radicado nas Alagoas. Com o nome dela, assim como aconteceu com a neta, chega se confirmar os nomes dos pais.

Teresa é filha de Sebastião Maurício Wanderley (I), provavelmente nascido em 1672 e falecido em Porto Calvo/Alagoa (cerca de 1752) – senhor do Engenho da Ferricosa – e Teresa Xavier de Melo. Viúva, casa pela segunda vez, com Manoel José de Melo Falcão.

São irmãos: Antônio Maurício Wanderley, Sebastião Maurício Wanderley (II), João Marinho Falcão, Gonçalo da Rocha Wanderley, Gaspar Maurício Wanderley, Maria Lins de Melo Wanderley, Ana Maria Wanderley, Josefa Maria da Rosa, Margarida Lins, Quitéria, Adriana, José Maurício Wanderley e meia-irmã de Manoel de Barros Wanderley.

 

FONTES

Genealogie On Line

Geni

Nenhum comentário:

Postar um comentário