quarta-feira, 1 de novembro de 2023

A bisneta do oficial de cavalaria alemão Gaspar van der Ley

Engenho de açúcar alagoano "retratado" pelo pintor holandês Frans J. Post nos anos 1600

Quarto furo de reportagem estreita flanco materno do grupo familiar Wanderley do Rio Grande do Norte

José Vanilson Julião

O editor considera de caráter inédito a série pela simples constatação do tema ser pesquisado 57 anos após a publicação do livro sobre o clã por um dos membros, o macauense Walter Wanderley, e pelo menos 80 depois de Luís da Câmara Cascudo ter feito uma provocação para a feitura da obra (episódio a ser contado).

Além disso pela existência das lacunas na linhagem em abordagens anterior ao livro, nos artigos cascudianos, uma “Acta Diurna” e em prefácio para o referido impresso literário e genealógico. Sobretudo pela ausência de citação de Teresa Wanderley, mãe de Josefa Lins de Mendonça, esposa do João de Souza Pimentel.

Como não houve acesso ao “Família Wanderley: História e Genealogia” (1966), para constatar as citações de parentesco – primários, secundários e terciários – dos ascendentes e descendentes, continua o ineditismo das reportagens, repercutidas favoravelmente.

Com estes esclarecimentos, para evitar oba-oba desnecessário, adianto que o pai de Teresa Wanderley, Sebastião Maurício Wanderley, é filho de João Maurício Wanderley (nascido por volta de 1641) e Maria da Rocha (cerca de 1643).

Portanto neto do oficial de cavalaria Gaspar Wanderley e Maria de Melo (cerca de 1620), avós de Sebastião e bisavós de Teresa.

 

FONTES

Geneall

Genealogie On Line

Geni

Nenhum comentário:

Postar um comentário