quinta-feira, 20 de junho de 2024

O zagueiro que saiu do ABC para o Madureira (VIII)

O mineiro Porfírio da Paz: torcedor tricolor

Oficial do Exército autor do hino do São Paulo é eleito presidente da Federação de Futebol

JOSÉ VANILSON JULIÃO

A temporada de 1942 havia sido tumultuada, com o campeonato estadual sendo interrompido em agosto por divergências administrativas e de organização entre os clubes – e não por causa direta ou indireta da II Guerra Mundial como muitos atribuem erroneamente – e a atividade do futebol para o ano seguinte ainda é uma incógnita.

A chegada no primeiro semestre de 1943 na capital potiguar dos irmãos militares do Exército, o ainda atacante Hermínio (o que foi para “Tricolor Suburbano” carioca) e o terceiro sargento Hamilton Alves do Amaral, coincide com outra estadia temporária em Natal de outro peça importante no tabuleiro do xadrez, mas para a área administrativa.

No ano anterior o diário vespertino católico “A Ordem” (segunda-feira, 10/8/1942) veicula pequena nota sobre visita redacional pelo oficial do Exército, um mineiro com serviços prestados na capital paulista, autor da música do São Paulo Futebol Clube, o “Tricolor Bandeirante”, com as cores da Bandeira do Estado (vermelho, preto e branco).

Assim diz: - Este jornal foi honrado, sábado, com a visita do capitão Porfírio da Paz. Elemento de relevo nos meios católicos de São Paulo. Primo-irmão do arcebispo daquela metrópole, dom José Gaspar Fonseca e Silva. Este ilustre militar era um dos promotores das páscoas coletivas dos esportistas bandeirantes, em cujo seio goza de grande estima.

Lotado no Hospital de Guarnição Militar, Porfírio da Paz participa de atividades esportivas e religiosas em Natal e em 5 de setembro é um dos eleitos para uma das duas comissões (Executiva e Consultiva) da Liga de Defesa Passiva, promoção de “O Diário”, ao lado de personalidades como o jornalista Djalma Maranhão e Edilson Cid Varela.

Até está numa caravana que vai apoiar o selecionado potiguar (delegação presidida pelo professor Sílvio Tavares, secretariada pelo senhor Washington Ferreira e com o diretor-técnico Humberto Nesi) contra os paraibanos, em João Pessoa (11/10), pelo Campeonato Brasileiro de Seleções Estaduais.

Ainda em outubro (segunda-feira, 19) é eleito (por maioria de votos) presidente da FND com posse ás 20 horas da quarta-feira (28) na sede do Sindicato dos Empregados no Comércio. Como vice o capitão Artur Carlos Tricta, secretário Paulo Barros de Góis, tesoureiro Epitácio Fernandes e diretor de esportes aspirante Aluízio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário