terça-feira, 10 de setembro de 2024

"A campanha contra os apelidos dos craques" (III)

O Botafogo não é um clube maior nem menor do que qualquer um outro. É apenas diferente. E essa é a sua maior glória e seu incomparável fascínio (João Lyra Filho)

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Lyra: raízes em Pernambuco, PB e RN

O presidente do Conselho Nacional de Desportos (CND), o professor universitário, reitor, escritor e jurista paraibano da capital, João de Lyra Tavares Filho, foi o segundo personagem nomeado para o cargo pelo presidente Getúlio Dorneles Vargas.

Pois já tinha experiência como dirigente esportivo e antigo presidente do Botafogo de Futebol e Regatas (1940/41), véspera da fusão do Futebol Clube com o Clube de Regatas.

Filho do senador pernambucano João de Lyra Tavares (Goiana, 23/11/1871 – Rio de Janeiro, 30/12/1930) – patrono da Contabilidade Brasileira -, que, aos três anos, muda-se com os pais para a pequena Macaíba, no entorno de Natal, a capital potiguar.

João Lyra, pai, era filho de Feliciano de Lyra Tavares e Maria Rosalina de Albuquerque Vasconcelos. Comerciante, contador, professor e jornalista, é eleito deputado estadual (1907) e chega ao Senado pelo Rio Grande do Norte.

João de Lyra, filho, de um total de 13, era irmão de Roberto Lyra (Recife, 1902 – Rio de Janeiro, 1982), um dos maiores nomes do Direito Penal e ministro da Educação do presidente gaúcho João Belchior Goulart.

E do general Aurélio de Lyra Tavares (João Pessoa, 1905 – Rio de Janeiro, 1998), um dos três membros da junta militar que governou o país (agosto/outubro de 1969).

 

FONTES

Tribuna do Norte

Botafogo de Futebol e Regatas

Botafogo no Coração

Canal Botafogo

Esporte Rio

Family Search

História e Genealogia

Instituto Tavares de Lira

Mundo Botafogo

Lei em Campo

O Explorador

Revista Veja

Nenhum comentário:

Postar um comentário