sexta-feira, 13 de setembro de 2024

"A campanha contra os apelidos dos craques" (XIV)

Nilton de Sordi é o primeiro em pé numa formação famosa do Tricolor Paulista

O tema agora dissecado no jornal e revista “Gazeta Esportiva” da fundação Casper Líbero

JOSÉ VANILSON JULIÃO

C. Líbero fundou "A Gazeta"

A continuação da pesquisa agora se concentra no filho e no neto da mídia da capital paulista originados de "A Gazeta".

Ambos da Fundação Casper Líbero (Bragança Paulista, 1889 – Rio de Janeiro, 1943), com nome do mentor e jornalista patrono.

Como não tive acesso as edições de “A Gazeta Esportiva” desde 1947, ano da fundação do jornal inicialmente semanário, a pesquisa se detém de 1955 em diante.

A primeira noção sobre o assunto da série já conhecida pelo leitor aparece não como reportagem, mas em anúncio institucional da revista “A Gazeta Esportiva Ilustrada”.

O número 9.060 (segunda-feira, 16/5/1955) do agora diário veicula a publicidade (acima e a direita da página quatro) da “Ilustrada” (68 páginas).

Enumerando 22 reportagens especiais e três secções de divertimento: “O conto esportivo”, “Página humorística” e “Problemas de palavras cruzadas”.

O destaque é a reportagem de capa em “tecnicolor” (como no cinema): “De Sordi – o grande zagueiro paulista”. “E mais: Apelidos que se tornaram célebres”.

E : “Seleção, espantalho de muitos craques”. “Rápida visão da Portuguesa de Desportos”; “Tanks (sic) do futebol de ontem e de hoje”; “Um estrangeiro por quinzena”; etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário