quinta-feira, 19 de setembro de 2024

Conhecido repórter potiguar entra na "jogada" dos apelidos

ABC (1962): Jorginho, Rômulo Lima, Cocó, Wallace, Amâncio, Mauro, Sansão, Piaba, Djalma, Cileno e Gaspar

A imprensa do Rio Grande do Norte não fica de fora e jornal Associado aborda o tema

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Cuíca: seleção potiguar

O repórter Everaldo Lopes Cardoso (Recife/PE, 1930 – Natal/RN, 2018) faz reportagem semelhante para a cadeia dos “Diários Associados”.

Não para o “Diário de Natal”, que a partir de 1954 passa a matutino com o aparecimento do irmão siamês, o diário vespertino “O Poti”. A reportagem é publicada na edição dominical (21/6/1959), quando o “O Poti” já havia se tornado semanário.

O levantamento enumera alguns jogadores do tempo do amadorismo e do incipiente profissionalismo dos anos 50. As principais alcunhas são retiradas dos elencos das então agremiações de outrora e dos principais clubes de Natal, ABC e América.

O título: “Brasil: campeão no futebol e nas alcunhas dos jogadores”. Abertura: - Natal, como não podia deixar de ser, contribui com seu quinhão para o dicionário brasileiro dos apelidos... Números, aves, bichos, frutas, tudo entra nessa dança...

O repórter também entra na ladainha de sempre: - Se a crônica quisesse endireitaria o monstrengo que afeia e torna único no mundo no Brasil (nesta Everaldo Lopes acertou com a constatação do pesquisador).

Com mais de dez parágrafos somente a partir do quinto ele entra na longa relação das alcunhas, antigas e novas, até então, dos jogadores dos clubes potiguares desde o pioneirismo. De todas as posições: do goleiro ao ponta-esquerda.

– Tarugo (João Cabral de Macedo), Cabo João (João Acioli), Neném (Renato Teixeira da Mota), Xixico (Francisco Rodrigues dos Santos), Tico (Francisco Canindé do Nascimento), Papagaio (José da Rocha Bezerra), Geleia (Geraldo Pereira da Silva), Caranguejo (Severino Damasceno Câmara), Piaba (Osvaldo Carneiro), Jacaré, Cururú, Cinquenta e 51 (América) e 41 (Alecrim), Fumaça, Caçula (arqueiro do Alecrim), Gordo (goleiro do Santa Cruz antigo e Isaías na pista batismal).

Ainda: - Badeco, Pitita, Piri, Dromé, Pata Grossa, Boca de Água, Martelo, Marmita, Cuíca (José Mamede), Abacaxi, Carrapicho, Badidiu, Pixe (também atleta de corrida de fundo costumeiro nas eliminatórias da São Silvestre), Vingador (zagueiro do Cruzeiro de Macaíba e Alecrim), Beú (Antônio Barnabé) e Jair (na verdade Reginaldo Barroso no batismo), Perequeté, Piolho, Sansão (goleiro alecrinense pelo porte físico do personagem bíblico) e o atacante currais-novense Burú, irmão do goleiro Buruzinho...



FONTES/IMAGENS

A Ordem

Diário de Natal

O Poti

Tribuna do Norte

Acervo José Ribamar Cavalcante

Blog No Ataque

Gol de Placa

O Gol

Vermelho de Paixão

Súmulas Tchê

Nenhum comentário:

Postar um comentário