sexta-feira, 15 de novembro de 2024

Um craque potiguar no futebol maranhense (VIII)

Governador César Alexandre Aboud em 1951

A REAL ORIGEM DO DÍSTICO "PAPÃO DO NORTE" PARA O RUBRO-NEGRO FABRIL: MOTO CLUB

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Na pesquisa sobre a estadia do atacante potiguar João Tavares de Morais ("Tidão") em São Luís as fontes indicam duas versões para o apelido "Papão do Norte".

Blogs e sites, vez ou outra, pecam pela repetição em cadeia da inexatidão, imprecisão ou adequação na informação, causando dubiedade.

É corrente que a alcunha "Papão do Norte" teria sido derivada da conquista do torneio triangular amistoso ou oficioso, realizado entre julho/agosto de 1948.

E conquistado pelo rubro-negro da capital maranhense (então tetracampeão) frente ao Paysandu (campeão paraense) e Fortaleza (campeão cearense).

Engano total das mídias. O termo orgulhosamente repetido a exaustão pelos repórteres e redatores já vinha sendo escrito bem antes pela imprensa.

Três anos antes e no segundo semestre do ano anterior já era usualmente inserido nas reportagens como "muleta".

E para não deixar qualquer margem de dúvida vão ser transcritos parte de textos do jornais "Diário de São Luiz" e "O Imparcial".

Outro assunto a ser explicado, pouca conhecido, de que o maior dirigente do Moto na época, César Alexandre Aboud, foi treinador do Maranhão Atlético Club, do famoso acrônimo MAC.


FONTES

Diário de São Luiz

O Imparcial/MA

O liberal/PA

Blog do Marcão

Campeões do Futebol

Federação Internacional de Estatísticas de Futebol

Futebol Maranhense Antigo

Futebox

Imirante

O Curioso do Futebol

Wikipedia

Nenhum comentário:

Postar um comentário