terça-feira, 12 de novembro de 2024

Um craque potiguar no futebol maranhense (VI)

Sampaio Corrêa (1948/50): Reginaldo, Ferreirão, Decadela, Zé Rocha, Baltazar, Serejo, Bodinho, Albano Pereira (potiguar e oriundo do alvinegro natalense: segundo agachado), Mozart, Geovani e Zé Pequeno

“TIDÃO” ENFRENTA ATACANTE CONTERRÂNEO E TAMBÉM ARTILHEIRO NO ABC DE NATAL

JOSÉ VANILSON JULIÃO

Ainda em abril de 1948 o Moto perde o returno do II Torneio Triangular (domingo 25) contra o Sampaio Corrêa. Gol de cabeça de Bodinho, do empate, no último minuto determina 4 x 4.

O atacante potiguar e mossoroense João Tavares de Morais (“Tidão”), numa rara ocasião, entra no decorrer da partida. Sem marcar, outra raridade inoportuna.

Com o detalhe de que no elenco “boliviano” se encontra outro norte-rio-grandense, o atacante Albano Pereira (perde pênalti aos 6/1), antigo “player” colecionador de títulos pelo ABC (1939/45).

Em seguida os dois clubes decidem numa série de três partidas. O rubro-negro termina de posse do caneco na terceira partida (5 x 2) no final de maio.

O restante da temporada de 1948 culmina com a conquista do pentacampeonato estadual (o sexto seguido no ano seguinte) e o título de “Papão do Norte” (a conferir alcunha e data da competição amistosa).

A ida do irmão, meia-direita Jorge Tavares de Morais, o "Jorginho", para o futebol maranhense, é outro assunto a ser dissecado.

Antes do retorno de Tidão em janeiro de 1951. Seis meses depois enfrenta o Moto em amistoso no Estádio Juvenal Lamartine.

Nenhum comentário:

Postar um comentário