Consulta

quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

Rio Grande do Norte perde jornais impressos e mídia eletrônica é alternativa para mercado de trabalho

José Vanilson Julião
Jornalista

Enquanto as duas principais cidades potiguares perderam, nos últimos anos, veículos de mídia tradicional ou impressos, o RN ver surgir novas mídias eletrônicas, via plataforma internet.
Na capital, a partir do ano 2000, desapareceram a revista RN-Econômico, os jornais Diário de Natal (matutino dos Associados) com a versão dominical O Poti, O Jornal de Hoje (diário vespertino) e o JH Primeira Edição, um tablóide matutino.
E os semanários O Grande Natal e Jornal de Natal. O primeiro  circulava na sexta-feira com a data do domingo e o segundo ia para as bancas na segunda. Ainda nos anos 90 sumiu o semanário Dois Pontos. Circulava no sábado.
Também deixou de circular o vespertino Correio da Tarde, com edições diárias simultâneas em Natal e Mossoró (Região Oeste). Nesta cidade também sumiu o semanário Jornal de Mossoró. E mais recentemente os diários Gazeta do Oeste e O Mossoroense. A Gazeta sumiu até com o ON LINE.
Pouca gente lembra outro semanário desaparecido no limiar do final do século XX para começo do XXI, o Estado do Rio Grande do Norte, sob a influência do ex-prefeito Aldo Tinoco Filho (e de um irmão ex-deputado estadual), um poste local que sucedeu Vilma Maria de Faria no Poder Executivo natalense.
Além da Gazeta de Praias Belas, iniciativa de um jornalista potiguar, tendo como objetivo principal o desmembramento de áreas dos municípios de Parnamirim e Nísia Floresta para criação de um novo município no litoral sul potiguar, basicamente no território da praia de Pirangi (norte e sul). Não vingou a tentativa.
De 2005 em diante, surgiram sites ou portais noticiosos não alinhados a grupos tradicionais de impresso, rádio ou televisão, como são os casos do Nominuto, Portal no Ar, Carta Potiguar, Companhia da Notícia, O PotiguarO Momento, Agora RN, Natal Press, Diário Potiguar, Fala RN, Notícias RN e Mossoró Hoje.
O Nominuto é um caso à parte, pois, no auge, o controlador do portal, o jornalista currais-novense Diógenes Dantas, também mantinha o semanário Na Semana, posteriormente desativado.
E sem citar as dezenas ou centenas de blogs que pululam, praticamente, nos 167 municípios potiguares.
Quanto aos impressos, ainda existem iniciativas surgindo pelo interior do Estado, como é o caso do mensal Jornal da Serra, do cartunista lagoanovense Eliabe Alves.
Além de Parnamirim (Região Metropolitana ou Grande Natal), que conta com o resistente semanário Potiguar Notícias (era Parnamirim Notícias), do jornalista José Pinto Júnior, entre outras publicações locais. Na cidade ainda circula o semanário O Metropolitano, do mossoroense Roberto Costa Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário