Consulta

sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Os americanos da família Lamartine de Faria (I)


José Vanilson Julião

Ele atuou apenas em dois jogos oficiais pelo América contra o mesmo clube, o Santa Cruz, licenciado em 1967, para nunca mais retornar a competição estadual. Apesar de ainda existir a desfigurada sede na praia do Meio (Zona Leste).

O tricolor extinto é o quarto com esta denominação no Rio Grande do Norte, sendo três da capital ou região metropolitana e um do município homônimo. Situação que merece ser contada posteriormente.

As partidas aconteceram no segundo semestre de 1953. Em outubro e novembro. Coincidentemente na mesma data. Nos dias 29 (dominicais). O segundo jogo, portanto, acontece exatamente um mês depois do primeiro.

Trata-se do cirurgião-dentista Otávio Lamartine de Faria, falecido na madrugada da última segunda-feira (2), aos 84 anos, após internação hospitalar de dois meses. Era Diretor Administrativo e Financeiro do Hospital Varela Santiago.

O blog Vermelho de Paixão (Sérgio Fraiman) noticiou o desaparecimento do torcedor alvirrubro e o Território Livre (Laurita Arruda), no site do diário matutino Tribuna do Norte, foi além e o aponta como antigo jogador do clube vermelho  branco.

Otávio pertence à tradicional família potiguar. Filho de Silvino Lamartine de Faria e neto do patrono do tradicional estadinho da Avenida Hermes da Fonseca, no bairro do Tirol, carinhosamente apelidado de JL, junção das iniciais de Juvenal Lamartine.

Era parente, sobrinho, de outro Otávio, filho do ex-presidente do estado (hoje governador), assassinado na campanha política de 1935, em fevereiro. De quem recebe o nome em homenagem. Ao nascer meses depois.



América 3 – 1 Santa Cruz
Árbitro: Claudemiro Carteado/RN
Renda: Cr$ 5.530,00
Gols: Ramalho (contra), Wallace (2) e Barros
América: Gerin, Artemio, Cuíca, Gilvan, Dico, Herwin, Gilvandro, Pedro Dieb, Otávio, Wallace e Dedé. Treinador: Jaime Guimarães
Santa Cruz: Gordo, Ramalho, Laércio, Ivanildo, Fumanchu, Edmilson Piromba, Neri, Olinto, Saquinho, Barros e Patagrossa. Treinador: Luiz Gonzaga dos Santos

América 2 – 1 Santa Cruz
Data: domingo, 29/11
Árbitro: Claudemiro Carteado/RN
Renda: Cr$ 5.331,50
Gols: Ivanildo 4 (contra), Barros 16/2 e Wallace 35
América: Gerin, Artemio, Cuíca, Gilvan, Dico, Herwin, Gilvandro, Pedro Dieb, Otávio Lamartine, Wallace e Dedé. Treinador: Jaime Guimarães
Santa Cruz: Gordo, Ramalho, Laércio, Ivanildo, Fumanchu, Piromba, Nery, Olinto, Saquinho, Barros e Patagrossa. Treinador: Luis Gonzaga dos Santos

Um comentário: