Consulta

sábado, 22 de maio de 2021

A primeira excursao do Alecrim ao Recife (I)

José Vanilson Julião

O ABC já havia desfilado em Fortaleza, João Pessoa e Recife, com o debut do América (contra o Pitaguares e Felipeia) no ano anterior, na capital paraibana, quando o Alecrim estreia fora do Rio Grande do Norte.

O DIÁRIO DE PERNAMBUCO (quinta-feira, 7/9/1939) anuncia a temporada alecrinense com dois jogos contra o Centro Sportivo Tabajaras (sexta-feira, 15) e a seleção da Associação Suburbana de Desportos Terrestres (domingo, 17).

O jornal informa a chegada para a quinta-feira (14) com recepção de todos os clubes filiados, em homenagem a delegação do vice-campeão potiguar, na estação central da Great Western (20h45).

"Cada diretoria de automóvel com seu pavilhão". A reportagem ainda indica que no sábado (16) ocorre cerimonia na sede da Associação com aposição do retrato de Etelvino Lins na galeria de honra.

Após o feriado da Independencia (sábado 9) repete a programação e enfoca a decisão do campeonato da Zona Norte entre o primeiro adversário do clube potiguar e o rubro-negro Íbis (domingo 10) na Encruzilhada (mando do Pássaro Preto), inaugurado com o ABC quatro anos antes.

Também trazia a convocação dos atletas selecionados para o elenco suburbano que enfrentaria o "Esmeraldino" natalense. Com jogadores do Íris, Água Fria, Yolanda, Atheniense, Bonfim, Pina, Luso-Brasileiro, Destemido, Auto Sport, Tacaruna, Diversiona, Moinho Recife, Guararapes e outros, entre os 40 clubes amadores que haviam partipado, desde março, da competição promovida pela associação.

Naquele tempo, além da cobertura do alviverde America, Sport, Santa Cruz e Náutico e coadjuvantes, o jornal Associado dava amplo espaço para os times amadores e na edição dominical a estadia do "Periquito" de Natal era alvo de titulo de duas linhas e sete colunas no alto de uma das duas página esportivas (mais uma repetição da programação) com a decisão suburbana relegada ao segundo plano, assim como o treino, pela manhã, do escrete da associação.

 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário