Consulta

segunda-feira, 10 de janeiro de 2022

Falece de Covid ex-atacante do Gremio/RS e America/RN

Sérgio Davi na ponta-direita do tricolor gaúcho em 1971

Depois do goleiro carioca Ubirajara Dias Ribeiro (1947 - 2021), que atua pelo alvirrubro (73/76), morre em conseqüência do Covid-19, ás 21 horas do domingo, no Hospital dos Pescadores (Rocas), o ex-jogador do Grêmio e do América/RN, Sérgio David Ayres Chagas (Porto Alegre, 9/11/1954 - Natal, 9/1/2022).

Campeão infantil (1970) pelo rival Internacional e ter sido no tricolor gaúcho bi-campeão juvenil (73/74), Sérgio Davi foi, na sequência, emprestado como um dos reforços do alvirrubro potiguar para a temporada de 1975. No ano seguinte é vendido para o Caxias e no meio do ano de 1977 se encontra no 14 de Julho (Passo Fundo).

Em seguida Brasil de Pelotas (78), Avaí (78), Fluminense (79), Comercial/Ribeirão Preto (80), Bagé (80) - pelo qual atua 22 vezes pelo campeonato gaúcho - e encerra a carreira no Avai, clube de Florianópolis, capital catarinense.

O redator soube do passamento no começo da tarde por meio do perfil de rede social do professor universitário, preparador físico, ex-treinador da base americana e comentarista esportivo, o também gaúcho Ricardo Nelson da Fonseca, o "Batatinha", que, por sua vez, havia sido informado pelo ex-zagueiro americano Carlos Mota.

Sérgio David atuava como empresário no ramo de piscinas.
“Todo falecimento é triste e doloroso. Para o jogador de futebol, além da partida, cessa o encanto. Os gramados não mais terão a beleza do artista com a bola, seu último gol, fica na memória de todos que ainda recordam seu drible mais rápido que o vento. Ele não morreu... Encantou-se!” Poetisa “Batata”.

Enquanto é cogitada a contratação pelo América ele entra no terceiro jogo do ano da temporada do Tricolor (domingo, 8/1/1975) com teste para os juvenis. Em lugar de João Carlos no amistoso sem abertura de contagem contra o Internacional (Santa Maria). Conforme reportagem da Agência Jornal do Brasil para o "Diário de Natal".

Para substituir o também gaúcho "Jangada" e assinar o primeiro contrato profissional, Sérgio é recebido pelos dirigentes: Francisco Wellisson, o "Etinha" (antigo juvenil americano e goleiro do licenciado Santa Cruz/RN), e Marcelo Maia na segunda-feira (17/2) ao desembarcar no Aeroporto Augusto Severo (Parnamirim).

A estréia diante de 2.878 torcedores acontece em jogo pela Taça Cidade de Natal (quarta-feira, 26/2). Empate em 1 a 1 contra o Força e Luz, a época "Cosern". Com preliminar: Alecrim 2 x 0 Racing (Rocas). A segunda aparição no Torneio Governador Cortez Pereira 1 x 3 Santa Cruz/PE (domingo, 3/3).

O primeiro título, o da "Taça", veio na decisão contra o ABC (domingo, 16/3). Jogo de 1 a 1 e prorrogação, sendo necessária duas séries de tiros livres para definir o campeão. Foram 15 jogos (oficiais e amistosos) com um gol no Estadual: 4 x 1 Ferroviário (11/5).

Na fotografia do Grêmio (1971): Vitor Hugo, Augusto, Bicca, Celso Silva, Claudinho, Machado, Sérgio Davi, Geraldo Luís Carlos, Altino e Euzébio.

FONTES
Diário de Natal
Tribuna do Norte
Grêmiopedia
Memória Viva
O Gol
Súmulas Tchê


Nenhum comentário:

Postar um comentário