Consulta

segunda-feira, 17 de abril de 2023

A escolha de um grande clube vermelho e branco

O acordo para transformação do alvirrubro em Sociedade Anônima Futebol (SAF)

José Vanilson Julião

Andei lendo as repercussões da implantação de uma SAF no América. Principalmente com torcedores, jornalistas e conselheiros ouvidos pelo site Vermelho de Paixão.

As opiniões expuseram vantagens e desvantagens com as primeiras sobrepujando as segundas como saldo positivo para um passo adiante na história de um dos maiores clubes nordestinos.

Não procurei saber exatamente quem são os investidores. A escolha não foi aleatória. Tem uma razão de ser como produto de visibilidade e provocador de retorno econômico.

O investidor é experiente pelo controle de um jovem clube representante do sudoeste paranaense (região com 42 municípios) e sediado na cidade de Pato Branco.

Trata-se do Azuris, fundado pela família Ramos e um fundo de investidores, com a escolha da cidade pelo fato de abrigar um polo de futebol de salão, com o fim de revelar jogadores.

Ao firmar parceria com a Prefeitura, para uso do Estádio Os Pioneiros estreia na terceira divisão estadual (2019).

No ano seguinte, com a desistência do Foz do Iguaçu e pendências do Arapongas, com a Federação, está na segunda divisão.

O ano passado é eliminado (invicto) da Copa do Brasil (terceira fase). Pelo Bahia. Após passar pelos paulistas Botafogo (Ribeirão Preto) e Mirassol.

A mascote do clube é a Gralha Azul (Azure Jay), a ave que dissemina as belas araucárias pelo Sudoeste.

O que faltava ao grupo era a vinculação a um clube tradicional, colecionador de títulos e campanhas memoráveis, mais uma enorme torcida.

A escolha certamente teve como ponto de partida o respeito e a confiança no presidente José Ivanaldo de Souza.

Inclusive por ele ter morado um tempo em Curitiba, quando procurava tratamento para uma filha, e colheu relacionamentos na capital paranaense.

O estopim para o acordo: o título da Série D, que coloca o elenco, os que saíram e os que ficaram, e o treinador Leandro Ribeiro Sena, nos anais do futebol norte-rio-grandense.

Por isso creio que a parceria renderá bons frutos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário