Consulta

terça-feira, 20 de janeiro de 2026

Atacante do ABC artilheiro do Botafogo piauiense (VI)

Piauí no Torneio Nordestão (1968) com o goleiro Batista (jogou no Potiguar de Mossoró e América/RN na segunda metade dos anos 70) e o atacante mato-grossense "Dunga" (terceiro agachado), ex-ABC

“Dunga” contra o América/RN quatro vezes em competições estadual e nacional

JOSÉ VANILSON JULIÃO

O principal personagem desta séria com o mesmo apelido de outros dois, o quarto-zagueiro ou atacante Ronaldo Damacio Sé Siqueira, o “Dunga”, no ABC enfrentou o América de Natal duas vezes pelo campeonato estadual.

Pelo campeonato potiguar uma vitória para cada lado. O primeiro triunfo americano após o retorno do licenciamento (1960/66) ocorre no domingo (7 de agosto) no Estádio Juvenal Lamartine (Tirol).

O ABC vence pelo returno da competição local também em tarde dominical (16 de outubro), quando “Dunga” marca dois gols do placar de 3 x 1 no “JL”, como diziam os locutores de antigamente.

Depois da conquista do título da principal competição norte-rio-grandense em abril de 1967, o segundo do bi frente ao Alecrim, a imprensa anuncia que ele teria proposta do Ferroviário de Fortaleza, sem condição do alvinegro natalense cobrir as “luvas” do tricolor cearense.

Mas ele aparece no ano seguinte no Piauí Esporte Clube, o "Enxuga-Rato”, então tricampeão piauiense, pelo qual enfrenta o alvirrubro pela competição nacional. Na Taça Brasil (1968) são uma vitória para a equipe de Teresina e um empate em Natal.

No Estádio Lindolfo Monteiro o Piauí ganha por 2 a 0 (4/8). Na volta 1 x 1 (11/8). Com gols de Deraldo e o ponta-direita alvirrubro Bagadão (90 minutos).

Na chave vence o Campinense duas vezes, mas é desclassificado na segunda fase pelo maranhense e rubro-negro Moto Clube de São Luís.

 

FONTES/IMAGEM

Diário de Natal

Tribuna do Norte

Bola na Área

Boleiro do Piauí

Botões para Sempre 

Nenhum comentário:

Postar um comentário