Consulta

terça-feira, 27 de agosto de 2019

Histórico do 'Elvira' não menciona craque americano


Em nenhum momento do levantamento sobre a história do Esporte Clube Elvira, fundado em 27/7/1920 (hoje um clube social), encontra-se o nome do falecido craque americano Renato Teixeira da Mota.

Em 1907 O clube de Jacareí, no interior paulista, surge com a reunião do Esperança e do Vila Mariana. Os três fundadores eram funcionários da Fábrica de Meias Elvira (em homenagem a filha do proprietário, Manuel Lopes Leal).

Em 1918, conhecido como “Team Elvira”, em 23 de julho de 1920, passa a contar oficialmente com o Esporte Clube Elvira.

O time sagrou-se campeão do interior em 1926 e revelou Preá, Cancio e Gradi, nomes que vão constar na excursão pernambucana.

Em 1949 foi vice-campeão interiorano e campeão do Vale do Paraíba. Na década de 1950 foi construído o Estádio Antonio Jordão Mercadante para três mil torcedores.

Nesta mesma década incorpora o Clube Náutico, às margens do Rio Paraíba.Com estrutura para competir profissionalmente, sagrou-se campeão da Terceira Divisão Paulista em 1956, título que o levou à Divisão Intermediária.

Ao total participou de sete campeonatos, o último em 1962.O clube volta-se somente para o lado social.

Chegou a ter sete mil sócios, mas acabou acometido por dificuldades financeiras, tendo vendido o campo para empresa do ramo imobiliário e o clube de lazer desapropriado pela Prefeitura para a instalação de complexo sócio/educativo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário